Sem categoria

Blog do presidente Lula entra no ar nesta segunda-feira

O diário eletrônico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batizado de Blog do Planalto, poderá ser acessado pela internet a partir desta segunda-feira (31), pelo endereço blog.planalto.gov.br . Em mais uma ação para estreitar sua comunicação direta com a população, Lula criou o blog para divulgar ações da Presidência – a exemplo da coluna semanal 'O presidente responde' publicada desde julho em jornais regionais do país, que encaminham ao Planalto perguntas de leitores.

Blog do Planalto foi lançado oficialmente com vídeo de LulaSegundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o blog será um instrumento para o presidente falar diretamente com setores cada vez mais numerosos da sociedade que se informam pela internet. Os textos do blog serão escritos por uma equipe da Secom, e não pelo próprio presidente.

"Na estrutura atual, não se tem meios de comunicação direta com o cidadão comum. A estrutura é toda direcionada para se falar com jornalistas. Com o blog, abre-se essa possibilidade", explicou um assessor da Secretaria de Comunicação.

Apesar de ter posts desde a semana passada, apenas hoje o projeto entra no ar de forma oficial.

O conteúdo do Blog do Planalto foi licenciado em Creative Commons 2.5 (cc-by-sa), que permite copiar, distribuir e executar a obra, além de modificá-la, dando crédito ao original.

A página tem três desenhos diferentes, que podem ser alterados no botão "troque o visual do blog" em seu topo, e oferece um feed RSS e assinatura dos posts por e-mail.

Inspiração veio de Obama; na estreia, o tema é pré-sal

Três jornalistas e dois técnicos foram contratados pela Secom para se dedicar, com exclusividade, ao blog. A ideia é produzir e dar prioridade a textos, fotos e vídeos relacionados à agenda, às ações e às decisões de Lula e das estruturas vinculadas diretamente à Presidência da República. Mas poderão ser divulgadas também ações de outros setores do governo.

O blog entra na rede mundial de computadores trazendo informações sobre o pré-sal, tema de uma reunião entre Lula, ministros e governadores ontem à noite, e a história do petróleo no país. No vídeo hospedado no YouTube, o presidente afirma que "esta segunda-feira é extremamente importante por duas coisas: primeiro, porque nós lançamos hoje o marco regulatório do pré-sal, que é a segunda independência do Brasil, e a segunda é que estamos começando o Blog do Planalto, onde iremos passar para a sociedade brasileira que viaja na internet todas as informações em tempo real daquilo que acontece no Planalto".

A proposta de criação do blog partiu da Secom e foi autorizada por Lula em dezembro passado. A ideia teria sido inspirada no blog criado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a campanha eleitoral americana. E ganhou força após o sucesso da iniciativa da Petrobras de criar o blog Fatos e Dados, oferecendo aos internautas sua própria versão dos fatos noticiados pela grande imprensa. O formato do blog foi apresentado em junho passado no 10 Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre. Durante a elaboração da ferramenta, a Presidência abriu uma consulta para saber o que o público queria ver no blog.

Nesta fase inicial, o blog não terá espaço para comentários dos leitores. Segundo a Secom, a equipe do blog é pequena e não teria condições de destacar um profissional para fazer o papel de moderador dos debates.

Além do blog e da coluna, a Presidência planeja lançar outras ferramentas na rede de computadores, como o Twitter e vídeos no YouTube.

Com informações da Secom e do jornal O Globo