Sem categoria

Jornalistas se manifetsam em Salvador contra o fim do diploma

Estudantes de jornalismo e profissionais da área se reuniram na Piedade nesta quinta-feira (28/8) e fizeram uma caminhada rumo ao Centro Cultural da Câmara Municipal, na Praça Municipal, onde foi realizada uma audiência pública para debater o fim da obrigatoriedade do diploma para jornalistas. Vestidos de preto e com narizes de palhaço, os manifestantes protestaram contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os jornalistas fizeram um "apitaço" por todo o caminho com placas na mão e fotos dos responsáveis pelo fim da necessidade do diploma. Pararam em frente ao prédio da Câmara Municipal e com um carro de som explicaram a situação da classe para os que transitavam na Praça.

Se depender da presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Kardé Mourão, a batalha para que a decisão seja revertida não vai parar. "É o nosso diploma, nossa formação. Continuaremos lutando para que os estudantes de jornalismo que se formem realmente tenham o que comemorar", declarou.

Relator do processo que acabou com a exigência do diploma, o presidente do STF, Gilmar Mendes, foi, disparado, o principal alvo das críticas dos estudantes e profissionais de jornalismo que estavam na audiência pública, realizada no Centro Cultural da Câmara de Vereadores. Além dos profissionais e estudantes de jornalismo, o evento reuniu autoridades que lutam para que o diploma seja obrigatório para o exercício da profissão. Dentre os políticos, estiveram presentes os deputados federais Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB) e Emiliano José (PT), além do autor da iniciativa do debate, o vereador Alan Sanches (PMDB).

Fonte: Blog Bahiajá.