Theatro festeja 100 anos de Burle Marx e de Nadir Papi Saboya

No início do mês de agosto, mais precisamente no dia 4, Roberto Burle Marx faria 100 anos, mas a vida do paisagista e artista múltiplo continua intensa e compartilhada nas obras que deixou. Uma das exuberâncias que Burle Marx presenteia à vida são as belezas, riquezas e serventias públicas que adentram e se multiplicam pelos jardins que ergueu no Theatro José de Alencar.

Theatro José de Alencar

E saber as histórias do criador e de suas criaturas, assim como compartilhar do que ambos reservam e multiplicam às naturezas humana e ambiental são os motes do convite à Domingueira no TJA, desse dia 30 de agosto.

Como todo último domingo do mês, desde abril de 2007, a programação da Casa é gratuita, e nesse derradeiro domingão de agosto uma série de atrações para todas as idades e família. A partir das 13 horas, momentos especiais estarão disponíveis entre passeios pelo quase centenário TJA, em meio a atividades de formação, contemplação e convívio de ocupação sob os oitis, Pau Brasil e todo o patrimônio paisagístico de Burle Marx, e outros espaços do Theatrão de 1910.

A dupla Alba e Vilani estende seus conhecimentos e paixões por plantes e livros, destacando as serventias múltiplas (científicas, artísticas, agrônomas, medicinais à reciclagem) das espécies da região em percurso especial pelo Jardim e por páginas sobre Burle Marx. Nesse domingo, ainda a oportunidade de participar de oficina de customização, que demonstra como aproveitar o que aparenta ser “lixo” para produzir o luxo em recriações.

Ainda na programação do Theatro José de Alencar nessa Domingueira, uma fala especial do ator e dramaturgo Ricardo Guilherme toma a vez na série “Narradores do TJA” em homenagem ao centenário de nascimento da grande dama do teatro cearense, Nadir Papi Saboya, com reflexões acerca da chegada do modernismo aos palcos locais. Também no dia 30, Música no Foyer gratuita com quem estuda e ensina sobre sons e reverberações, além de outros espetáculos cênicos a preços acessíveis, como o infantil “O Casamento da Chapéu”, às 17h no Teatro Morro do Ouro (no anexo do TJA) e o adulto “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos, na sala de teatro Nadir Papi Saboya, às 19h30min.

Veja aqui a programação completa da Domingueira 30/08, no TJA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secult