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Racismo na Polônia: Microsoft assume que manipulou imagem

Após ter sido desmascarada na Internet, quando o jornal britânico The Guardian veiculou a manipulação, a empresa de software americana Microsoft veio a público na quarta-feira (26) para pedir desculpas por uma grosseira falsificação de imagem, feita pela sua filial polonesa e utilizada em campanha de marketing.

Por Humberto Alencar

Nos Estados Unidos, os três personagens retratados sorrindo com o slogan "Dando poder a sua gente com os instrumentos de TI de que precisam" eram uma mulher – branca – e dois homens: um negro e outro asiático.

Em sua versão polonesa, o rosto do negro, que ocupava o centro do anúncio, foi substituído pelo de um homem branco, sem mudar as roupas ou mesmo a mão do personagem que estava sobre a mesa, informou na quarta-feira (26) o The Guardian.

A imagem ridiculamente alterada começou a circular na internet na terça-feira, mas, depois que alguém advertiu a Microsoft da troca, a empresa retirou o anúncio e disse ter iniciado uma "investigação" para localizar o responsável.

"Estamos analisando o ocorrido. Apresentamos desculpas e estamos em processo de retirar a imagem", declarou a Microsoft, em comunicado.

A adulteração da imagem lembra as regras ditadas na redação de uma famosa revista de "ficção-científica" brasileira, editada pela família Civita e que é destinada aos consumidores paulistanos, encartada em sua edição nacional.

Tal revista proibia a presença de negros em sua capa, exceto os que fossem objeto de artigos ou reportagens. Se um negro fosse flagrado na fotografia da capa, a ordem era usar outra fotografia. Óbvio, sem negro.

Veja abaixo a grosseira manipulação realizada pela equipe polonesa da Microsoft


Imagem original, utilizada na campanha de marketing estadunidense


Imagem manipulada pela equipe polonesa.