Fórum reúne gestores de cultura em Teresina

Durante dois dias a cultura será o tema central de um encontro que reunirá gestores que farão troca de experiências sobre o setor. É o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, cuja abertura será realizada nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, no Luxor Hotel, centro de Teresina.

Entre os Estados participantes estão o Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas, que apresentarão avanços na área através de indicadores expostos no documento intitulado Livro e Leitura da Região Nordeste. Na oportunidade, serão realizadas várias discussões, como os Sistemas Nacionais e Estaduais de Indicadores e Informações Culturais, com o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herência.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Sônia Terra, também estarão presentes representantes da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com propostas de políticas públicas para as artes, e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que apresentará temas relacionados ao seminário do Plano de Desenvolvimento da Região Nordeste, que tem previsão para acontecer no dia 22 de setembro.

Outros temas serão debatidos no Fórum, como a tributação da cadeia produtiva de economia da cultura, microempreendedor individual, super simples, regulamentação de profissionais da cultura e o direito autoral/propriedade intelectual. O evento, presidido pela presidente da Fundac no biênio 2007 e 2008, foi realizado com base em diversos outros encontros. “A meta é unificar as ações culturais da região e criar um intercâmbio entre os estados”, revela a presidente.