Sem categoria

Ditadura militar será tema de minissérie da TV Cultura

No dia 1º de setembro, às 23h10, estreia na TV Cultura a minissérie Trago Comigo, que tem como tema central a ditadura militar no Brasil. Composta por quatro capítulos, a trama mistura ficção e realidade para traçar um painel do ambiente social e político da época: o impacto do AI-5, as perseguições, as ações das guerrilhas, a vida clandestina dos jovens militantes, a realidade na prisão, as torturas, os traumas, e as mortes. A minissérie é dirigida pela cineasta Tata Amaral.

O fio condutor de Trago Comigo é a história de Telmo Marinicov – interpretado por Carlos Alberto Riccelli -, um supervisor de teatros que leva uma vida simples e pacata ao lado de sua jovem namorada, a atriz Mônica (Georgina Castro), mas que durante o período da ditadura foi membro da luta armada, exilado político e, na volta do exílio, nos anos 80, diretor teatral de sucesso.

Logo na primeira cena da minissérie, Telmo aparece dando entrevista para um documentário sobre luta armada e se dá conta de que não se lembra exatamente de tudo o que aconteceu com ele durante os meses que passou na clandestinidade e na prisão. A partir daí, ele começa a busca pela sua verdadeira história na luta contra a ditadura.

Matias Mariani fez um primeiro esboço do roteiro. Tata filmou alguns depoimentos de pessoas reais envolvidas na militância antiditadura como referência. "Comecei a achar que valeria a pena ter esse diálogo entre ficção e real, então incluí isso na minissérie", conta. Entre as participações, estão o deputado José Genoino, o jornalista Ivan Seixas e a guerrilheira do Araguaia Criméia Alice Schmidt de Almeida, que estava grávida de sete meses quando foi presa e espancada.

No elenco, a minissérie reúne atores já conhecidos do grande público e também da nova safra da dramaturgia brasileira: Emílio Di Biasi (Lopes), Selma Egrei (Madalena), participação especial de Ligia Cortez (crítica de teatro), Felipe Rocha (Miguel), Georgina Castro (Mônica), Julio Machado (Marcelo), Maria Helena Chira (Julia), Pedro Lemos (Pedro), Paula Pretta (Nina) e Gustavo Brandão (Betão).

Entre os trabalhos já desenvolvidos pela cineasta Tata Amaral, estão o premiado Um Céu de Estrelas (1996) e Antônia (2006), que gerou a série de mesmo nome produzida pela Rede Globo. O tema dos desaparecidos no regime militar também vai estar presente em seu próximo longa. "Hoje" vai falar de uma mulher que ganha uma indenização pelo sumiço do marido e, no dia em que ela se muda para a nova casa, ele reaparece.

Trago Comigo faz parte do porjeto Direções – da TV Cultura em parceira com o SescTV – com o objetivo de reunir cineastas e encenadores para experimentar novas abordagens em teledramaturgia.

Com informações da TV Cultura