Policlínica em Brejo Santo atenderá população de 9 municípios

Assinatura da ordem de serviço será nesta quarta-feira (26), às 19 horas.

Estão em construção no Interior do Estado 11 policlínicas regionais. Uma delas é em Brejo Santo, que terá a ordem de serviço assinada pelo governador Cid Gomes nesta quarta-feira, 26. A assinatura será às 19 horas, no canteiro de obras, Rua Projetada esquina com Avenida João Inácio de Lucena, s/n. Com a policlínica, a população dos nove municípios da regional de Brejo Santo passará a ter acesso a serviços especializados nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, oftalmologia, otorrinolarringologia, mastologia e urologia. Tudo isso daqui há oito meses, tempo de execução da obra, um investimento de R$ 2.891.072,00, recursos do Tesouro do Estado.

“Além de aumentar e facilitar o acesso à saúde, a policlínica vai garantir equidade. Isso significa que milhares de pessoas terão, na prática, direito a qualidade dos serviços, igual a ofertada na rede particular”, afirma o secretário da Saúde, João Ananias. Só na aquisição de equipamentos para assistência moderna e de resultados, o Governo do Estado investe na policlínica R$ 3 milhões e 300 mil. Os 201.557 habitantes de Brejo Santo, Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras terão acesso a exames que atualmente, na rede pública, só encontram na capital. Um exemplo é o ecocardiograma, oferecido atualmente no Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana e o Hospital César Cals. Os três ficam localizados em Fortaleza. Outros exames importantes que serão realizados: mamografia, ergonometria, endoscopia digestiva, eletrocardiograma, ultrassonografia, raio x. No total, a previsão é de 3.344 exames, por mês.O número de consultas é maior: 3.696 a cada mês.

Com 92 profissionais e numa área construída de 2.400 metros quadrados, a policlínica regional de Brejo Santo terá ainda sala de gesso, sala de curativos, sala de coleta de exames, sala do pé diabético e cinco leitos de observação de medicação. Esse é o perfil das 11 policlínicas em construção nas regionais de Acaraú, Baturité, Tauá, Russas, Icó, Camocim, Campos Sales, Canindé, Pacajus, Aracati e agora em Brejo Santo. Mais 10 policlínicas serão construídas, totalizando 21. Fazem parte do projeto de expansão da assistência especializada do Governo do Estado no Interior, que inclui também 16 Centros de Especialidades Odontológicas regionais e dois hospitais. Dos 16 CEOs, 1 será construído em Brejo Santo. Cinco CEOs encontram-se em fase de conclusão (Ubajara, Baturité, Acaraú, Juazeiro do Norte e Russas). Em relação aos hospitais, o da região de Sobral está em planejamento e o do Cariri, em Juazeiro do Norte, com as obras em ritmo avançado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa