Tocantins criou 835 empregos formais em julho

Os setores que mais empregaram no mês passado foram a construção civil e o comércio; agropecuária demitiu

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de julho registrou a criação de 138.402 empregos formais no País, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse saldo líquido positivo é resultado de 1.398.181 contratações e 1.259.779 demissões e representa um crescimento de 0,43% em relação ao estoque de empregos de junho. Segundo o ministério, o saldo é o melhor resultado do Caged para o ano de 2009.

O Tocantins apresentou saldo positivo de 835 empregos: foram 5.508 contratações contra 4.673 demissões em julho. Em 2009 criaram-se no Estado 2.729 vagas formais de trabalho. Mas na comparação dos últimos 12 meses, o Caged aponta um balanço negativo: -2.405.

O setor que mais contratou no Tocantins no mês passado foi a construção civil: 807 trabalhadores; seguido pelo comércio, que teve um saldo positivo de 301 empregos; e por serviços, que disponibilizou 89 vagas. Na outra ponta aparece a agropecuária, que dispensou 785 profissionais.

Em julho de 2008, o Caged havia registrado um saldo positivo de 203.218 empregos formais. No acumulado de janeiro a julho deste ano, aprese nta um saldo positivo de 437.908 empregos com carteira assinada, o que representou um aumento de 1,37% ante o estoque de empregos existente no fim de dezembro de 2008.

Avaliação
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, avaliou ontem que o mercado de trabalho formal no País deve continuar sua tendência de crescimento na oferta de vagas neste segundo semestre. Para ele, os dados de julho significam “que o Brasil já está olhando a crise pelo retrovisor”. Para agosto, o ministro prevê um resultado líquido melhor que o de julho. Porém, evitou antecipar o número.

Segundo o Caged, em julho, todas as regiões do País mostraram um resultado positivo na geração de empregos. Os destaques foram para os Estados de São Paulo, com a criação de 52.811 postos de trabalho, a Bahia, com saldo positivo de 9.792, Rio de Janeiro, com mais 9.649 vagas e Ceará, com 9.523. Os Estados que tiveram saldo negativo foram o Rio Grande do Sul, com menos 481 vagas, e Roraima, com fechamento de 61 postos de trabalho.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o resultado positivo de São Paulo deve-se ao bom desempenho do setor de serviços, comércio e agropecuária. No Rio de Janeiro também se destacaram as empresas dos setores de serviços e comércio. E para os Estados nordestinos, houve um bom desempenho nos setores de construção civil, serviços e agropecuária. Entre as explicações para a queda do emprego no Rio Grande do Sul e Roraima, o Caged apontou o fraco desempenho dos setores da indústria da borracha e do fumo e também de material de transportes.

Saiba mais

Previsão
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu um aumento este ano de 500 mil a 600 mil empregos formais na economia brasileira. Ele disse que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tem uma previsão de 800 mil a 1 milhão de novos empregos com carteira assinada em 2009 e comentou que sua expectativa é mais modesta: “mas eu espero que ele esteja certo e eu não”.

Fonte: Maisa Lima e Agência Estado

Extraido do site www.seceto.org.br