Sem categoria

Seminário do Cuca da UNE discutirá cultura e comunicação

De 9 a 12 de outubro, acontece o 10º Seminário Nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte – o Cuca da UNE. Previsto para acontecer na cidade do Rio de Janeiro, com o tema Juventude, Cultura e Política, o evento vai reunir integrantes do Cuca de todo Brasil, diretores de cultura de entidades estudantis estaduais e de DCEs e representantes de Pontos de Cultura.

O Seminário do Cuca deverá promover a integração e o fortalecimento dos vínculos entre a rede dos estudantes e a rede dos pontos de Cultura, além de estabelecer trocas de saberes e consolidar redes de solidariedade e intercâmbio cultural. O Seminário discutirá de forma aprofundada os temas referentes às relações entre cultura, juventude e política, em sintonia com as resoluções dos Fóruns Nacionais dos Pontos de Cultura.

Com uma programação de três dias, o 10º Seminário Nacional do Cuca realizará sua abertura com um debate sobre seu próprio tema. Essa discussão contará com convidados da UNE, da Secretaria Nacional de Juventude, Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, parceiros do evento.

Cultura

Neste novo e importante momento político que vivemos, o Cuca tem buscado alcançar novas formas de contribuição à sociedade, que vá para muito além dos muros da universidade. Portanto, fortalecer os vínculos com as redes de produtores culturais como as que o Programa Cultura Viva mobiliza tornou-se a meta mais importante da organização nestes últimos anos. Este seminário funcionará como mais um espaço de fomento à essa articulação centrada especialmente em dois elementos: solidariedade e troca de saberes.

A ideia é articular estas duas redes, a do movimento estudantil e a rede dos pontos de cultura, para que contribuam para o aumento das riquezas das formas do fazer cultural, político e social.

O 10º seminário discutirá sobre a atuação participativa no processo construtivo do movimento social, que consiste no convívio harmonioso entre os pontos de cultura. A programação de cultura consistirá em uma Conferência Livre de Cultura, etapa que compreende a participação da sociedade no processo de Conferência Nacional, momento auge da formulação do novo sistema nacional de cultura, proposto pelo MinC e submetido à uma ampla discussão social.

Comunicação

A comunicação compreende um eixo importante das discussões do 10º Seminário do Cuca. A exemplo da temática de cultura, a agenda de comunicação do seminário também integrará o calendário de conferência livre da I Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá em dezembro.

Na contramão dos interesses de setores que compõem o oligopólio da comunicação do País, o Cuca neste momento afirma a necessidade de fortalecimento de uma comunicação integrada entre setores que constituem o principal fator de isolamento dos que hoje se arrogam em não participar das discussões da Conferência de Comunicação, por atuarem em favor dos privilégios que estão sob ameaça de uma ampla democratização que a primeira conferência nacional deverá reivindicar.

Planejamento

O 10º Seminário reunirá as informações necessárias para identificar o conjunto de ações, projetos e atividades desenvolvidas pelo Cuca da UNE e da rede dos pontos de cultura.

Como parte de seu objetivo, o Cuca segue em desvelar as qualidades das expressões artísticas e culturais de dentro e fora da universidade, o que também envolve sua própria produção, na busca do fortalecimento e do aprofundamento das suas ações como uma rede repleta de pontos de intersecção, nos quais se identifica a função conjugada de cada componente de uma infinita diversidade.

Nesse sentido, o CUCA deverá no seu 10º Seminário Nacional, indicar os rumos do seu trabalho nos próximos três anos, na perspectiva de cada vez mais se entrelaçar com os destinos políticos, sociais, econômicos e culturais de nossa sociedade.

 

Fonte: Cuca da UNE