Sem categoria

Marcha da CONAM mobilizou milhares pela Reforma Urbana

Caravanas de todo o país trouxeram centenas de lideranças comunitárias; passeata pela Esplanada dos Ministérios, audiências nos Ministérios marcaram a Jornada da CONAM no dia 12 de agosto em Brasília, durante semana da Jornada Nacional Unificada de Lutas dos movimentos sociais.

Grande Marcha coloriu de amarelo a Esplanada dos Ministérios e marcou o encerramento da Jornada de Lutas da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM). A voz e a força de mais de mil lideranças do movimento comunitário de todo o país reafirmaram o entendimento dos eixos considerados prioridades fundamentais para que o governo avance ainda mais nas questões sociais: Para derrotar a crise menos juros, mais direitos sociais, mais políticas públicas.

O dia começou bem cedo. Ainda de madrugada chegaram lideranças e ônibus de todas as regiões do Brasil. Pela manhã contamos com a presença no nosso início de jornada dos deputados federais; Paulo Teixeira do estado de SP e Rômulo Golveia do estado da PB, todas as lideranças dos estados reafirmaram os principais pontos da plataforma de reivindicações do movimento comunitário.

Pauta de luta

A plataforma da "Caravana Nacional da CONAM" apresentada em diferentes áreas, com especial atenção às questões da luta pela moradia digna pela aprovação da PEC 285/08, direito à saúde com a regulamentação da EC 29, o direito a energia, a transporte, a educação, a saneamento ambiental e à preservação do meio ambiente, contra os despejos e pela anistia das associações de moradores junto à Receita Federal.

Essa plataforma pautou as audiências realizadas em vários ministérios e órgãos federais: Ministérios do Esporte, do Meio Ambiente, da Educação, do Trabalho, das Cidades, Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e Caixa Econômica Federal.

A audiência com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, contou com a presença de mais de duzentas lideranças comunitárias, além do deputado federal Valtenir Luis Pereira (MT). Na ocasião, além de ouvir sugestões e cobranças das lideranças, o ministro afirmou que mesmo com a crise econômica não haverá nenhum corte nos recursos de mais de R$ 110 bilhões já destinados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para saneamento, habitação e mobilidade urbana. Márcio Fortes também garantiu que serão viabilizados rapidamente os financiamentos para construção de moradias destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos, dentro programa "Minha Casa Minha Vida".  Ao lado, foto da mobilização na audiência com o Ministro Márcio Fortes (Cidades).

Representantes da CONAM participaram ainda da abertura da reunião do Conselho Nacional de Saúde, que contou com a presença do Ministro José Gomes Temporão no ato de lançamento do selo comemorativo dos vinte anos do SUS. Temporão informou que está prevista ainda para este mês a regulamentação da EC 29.

A vitória dessa jornada de luta da CONAM é devido à ampla unidade do nosso movimento, da dedicação das nossas entidades estaduais e municipais, que junto com centenas de lideranças comunitárias construíram de forma coletiva, para que os resultados dessa fossem positivos. Portanto, devemos continuar com este processo de mobilização, construindo jornadas de lutas pela Reforma Urbana, pelo fortalecimento do SUS e outras bandeiras fundamentais. É importante ressaltar o papel da CONAM na construção das políticas públicas ao longo dos 27 anos de existência da entidade. A trajetória da CONAM nesta luta nos credencia como uma das mais importantes e influentes organizações de luta do povo brasileiro.

Por Bartiria Lima da Costa, Presidenta da Conam e Wanderley Gomes da Silva, Diretor de Comunicação da Conam