Frota de ônibus adaptados para deficientes físicos aumenta 600%

Em 2004, a frota de ônibus com elevadores somava 23 carros. Hoje, já são mais de 140.

Com a concessão da gratuidade para pessoas com deficiência nos ônibus, criada em abril de 2008, aumentou a demanda por transporte coletivo adaptado. Para atender ao novo público, a Prefeitura de Fortaleza está investindo na infraestrutura da cidade para que esses cidadãos possam se deslocar livremente e com segurança. Em pouco mais de quatro anos, houve um aumento de mais de 600% na quantidade de ônibus adaptados para pessoas com deficiência.

Em 2004, a frota de ônibus com elevadores somava 23 carros. Hoje, já são pelo menos 142, de acordo com dados do final de julho levantados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O avanço na adaptação da frota reflete a política de mobilidade da administração municipal que, dentre outras ações, tem estimulado as empresas de ônibus tanto a renovarem suas frotas como a adequá-las ao Decreto Federal 5296/04. O documento estabelece que, até 2014, todos os veículos de transporte público deverão ser adaptados para pessoas com deficiência.

Além disso, o Governo Federal determinou que, a partir de outubro de 2008, os ônibus só poderiam sair das fábricas para as ruas com elevadores, o que dá um combustível extra para que a frota de Fortaleza – e de todo o país – rapidamente esteja adaptada para acessibilidade universal.

De olho nesse aumento crescente da frota, a Etufor está redistribuindo os veículos adaptados de maneira a atender aos principais desejos de deslocamento das pessoas com deficiência. Esses veículos funcionam normalmente nas linhas de ônibus que já atendem à cidade. No entanto, eles são direcionados para linhas que circulam próximo à locais de atendimento às pessoas com deficiência, como a Casa da Esperança, Instituto dos Cegos, Hospital Sarah Kubitschek e outros.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza