Sem categoria

CTB repudia assassinato de sem-terra no Rio Grande do Sul

Em nota divulgada nesta sexta-feira (21), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB-RS) manifestou “impetuoso repúdio” ao covarde assassinato do trabalhador rural sem-terra Elton Brum da Silva. Ele foi morto com um tiro na manhã desta sexta-feira, na Fazenda Southall, em São Gabriel (RS). O local é ocupado pelo MST.

A nota da CTB citica “a ação da Brigada Militar”, “responsabiliza o Governo do Rio Grande do Sul pelo assassinato” e “exige punição”. Segundo o texto, o goverbo “demonstra que o jeito tucano de governar é através da covardia, do abuso do comando, da brutalidade sem precedentes na história dos gaúchos, um povo de tradição democrática, que se vê diante selvageria promovida pelo braço armado do Governo — a Brigada Militar – sob o comando de Yeda Crusius”.

Leia abaixo a íntegra da nota.

CTB repudia assassinato de trabalhador sem-terra no Rio Grande do Sul

Desde que a Fazenda Southall foi declarada improdutiva pelo Incra e determinada a desapropriação dos mais de 13 mil hectares de terra, os conflitos são eminentes no município de São Gabriel. O desfecho previsto há anos se consumou na manhã de hoje (21), com o covarde assassinato do trabalhador rural sem-terra Elton Brum da Silva, 44 anos, vítima de um tiro, durante a desocupação pela Brigada Militar na Fazenda Southall.
Mais uma vez o Governo do Estado demonstra que o jeito tucano de governar é através da covardia, do abuso do comando, da brutalidade sem precedentes na história dos gaúchos, um povo de tradição democrática, que se vê diante selvageria promovida pelo braço armado do Governo — a Brigada Militar — sob o comando de Yeda Crusius.

A CTB — Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil —manifesta seu mais impetuoso repúdio a ação da Brigada Militar e responsabiliza o Governo do Rio Grande do Sul pelo assassinato desse trabalhador rural e exige punição.

Não aceitamos que o Estado seja instrumento para defender a propriedade privada e em contrapartida trate os movimentos sociais à bala. Nenhum tipo de repressão poderá conter nosso sonho de uma sociedade justa e igualitária. Os movimentos sociais não vão recuar no livre direito de manifestação democrática.

Reforma agrária já! Essa luta é nossa!

CTB RS – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.