Sem categoria

No Chile, Mujica diz que Uruguai deve priorizar elo com região

O candidato à presidência do Uruguai pela aliança governista Frente Ampla, José Mujica, e seu vice, Danilo Astori, reuniram-se ontem com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, com quem discutiram os problemas da América Latina.

Para Mujica, o Chile é o país de maior sucesso no combate à pobreza na região, por isso queria conhecer suas políticas de Estado. Antes de Santiago, o candidato e ex-guerrilheiro tupamaro visitou o Brasil, país com o qual pretende aumentar a integração, caso seja eleito.

Após o encontro com Bachelet, o candidato acrescentou que a América Latina terá prioridade na política internacional em sua administração.

Depois, Mujica e Astori foram à universidade jesuíta de Santiago, onde se reuniram com o embaixador do Uruguai no Chile, Carlos Pita, e com uruguaios residentes no país, aos quais falaram sobre suas propostas, entre as quais está a convocação de um plebiscito para permitir que compatriotas que vivam em outros países possam votar.

Os candidatos voltam hoje para Montevidéu e devem viajar à Argentina, onde vivem 400 mil uruguaios. Estuda-se também a possibilidade da ida deles para os Estados Unidos.

As eleições presidenciais do Uruguai estão marcadas para o próximo dia 25 de outubro. Nas últimas sondagens, Mujica aparece liderando disputa.

 

Com Ansa