Icasa conquista vaga na Série B do Brasileirão e movimenta Cariri

Após garantir uma vaga na série B do Campeonato Brasileiro de 2010, os torcedores do Icasa, time de Juazeiro do Norte, ainda comemoram a classificação. O time que estipulou como objetivo para este ano o acesso à Série B do Brasileirão, agora tem outra meta: conquistar o título de Campeão da Série C de 2009.

Icasa

Os icasianos ainda vibram com a goleada sobre o Paysandu, domingo passado, no estádio Romeirão lotado. Mesmo precisando apenas de um empate contra o time paraense, o Verdão do Cariri não decepcionou a torcida. Com o placar de 6×2, confirmou o resultado.

Fazia 25 anos que o Icasa estava fora da Série B. Em busca desta conquista, toda a região do Cariri se mobilizou para apoiar o time. “Foi um fato extraordinário. Nós, que fazemos parte da administração de Juazeiro do Norte também apoiamos o time”, afirmou Professor Aurélio, Secretário de Esportes de Juazeiro do Norte. O incentivo veio através da parceria entre Prefeitura e Icasa. “Essa parceria se traduz principalmente no apoio às categorias de base. Atualmente o clube trabalha com cerca de 250 crianças”, informa.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte por meio da Secretaria de Esporte do município também oficializou o terreno onde estão instaladas as dependências do clube. “Todo este incentivo tem retorno garantido. Estes meninos vão virar atletas num futuro próximo”, entusiasma-se o secretário.

Apesar das comemorações, existe uma preocupação que ronda tanto os torcedores quanto os gestores municipais. “Atualmente, o Romeirão (estádio municipal) tem capacidade para apenas 10 mil pessoas. A CBF determinou que até 2011, a capacidade do estádio seja ampliada para comportar 15 mil torcedores”, informa Aurélio. Para agilizar, o Secretário de Esportes de Juazeiro do Norte já começou a se articular. “Já mandamos ofício para o Ministro dos Esportes Orlando Silva. Também estamos tentando agendar uma reunião com a bancada federal cearense para, juntos, conseguirmos recursos para a ampliação do estádio”.

Mas não é só em torno do futebol que a comunidade de Juazeiro do Norte tem se movimentado. Segundo o Professor Aurélio, o esporte tem sido grande destaque dentro da atual administração municipal. “Com o projeto Movimenta Juazeiro, estimulamos a prática de atividade física entre a comunidade, tudo orientado por profissionais de Educação Física. Atualmente atendemos cerca de 2 mil idosos. Nos finais de tarde, as praças da cidade ficam lotadas. Já observamos que, entre as pessoas que participam do projeto, diminuíram os índices de glicemia, pressão alta e até obesidade. Isto é de pessoas qualidade de vida”, confirma.

De Fortaleza,
Carolina Campos