Região norte do CE cria Comissão Pró-Conferência de Comunicação

Integrantes de Movimentos Sociais, Rádios Comunitárias e interessados no assunto se reuniram na manhã do dia 10 de agosto, em Sobral – CE, e oficializaram a criação da Comissão Pró-Conferência de Comunicação de Sobral e região norte do Estado.

O evento aconteceu na sede do Sebrae local e contou com a participação de representantes de nove municípios da região norte e dos Inhamuns como Groairas, Massapé, Sobral, Santana do Acaraú, Tauá, Meruoca e Alcântaras. Foi a segunda reunião na região norte do Estado, para tratar da Confecom. A primeira ocorreu no dia 29 de julho passado.

O encontro foi convocado e coordenado por uma comissão que tem a frente Manoel Peixoto, o Bael, que milita no Movimento de Rádios Comunitárias do Ceará, tendo sido um dos fundadores e dirigentes da Associação das Rádios Comunitárias do Ceará (ARCOCE), na década de 1990. Bael também é dirigente da Federação Cearense dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetrap).

A CPC-Ceará foi representada na reunião por Aguinaldo Aguiar que fez apresentação do documento “Democratização da Mídia e a Conferência de Comunicação”, organizado por Cristiane Bonfim (CPC-CE/Sindjorce/FNDC). Aguiar saudou a todos pela histórica reunião, divulgou o trabalho da CPC-Ceará e as atividades realizadas até agora e ainda denunciou a tentativa dos empresários do setor de comunicação esvaziar a I Conferência.

Durante o debate, a bancada de rádios comunitárias, majoritária no encontro, defendeu que sua pauta específica deve ter prioridade nos debates da Conferência e esforços serão feitos para que as propostas cheguem até a plenária nacional.

Ao final, Bael fez a proposta de criação da CPC-Sobral e região norte e a proposta foi aprovada por unanimidade. Ficaram de visitar a prefeitura, Câmara Municipal e outras entidades de Sobral. Os representantes de outros municípios acertaram que vão organizar reuniões em suas localidades. Um seminário regional de formação e audiência pública no parlamento Municipal de Sobral também foram sugestões aprovadas.

Fonte: CPC-Ceará