Inaugurado Maria do Pará em Abaetetuba

Belém (Sejudh) 17/08/09 – Mais um centro Maria do Pará – Referência Especializada de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência foi inaugurado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), no último sábado, dia 15, em Abaetetuba, data em que o município comemorou 114 anos.

Até o final do ano a previsão é de inauguração de outros centros nos municípios de Xinguara, Santarém e Tucuruí. Já está em fase de análise o projeto para a construção de novos centros de referência nos municípios de Castanhal, Paragominas, Itaituba, Altamira e Marabá. O centro já foi instalado em Belém e Capanema.

Com a presença de autoridades, entre as quais, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Roberto da Costa Martins, o secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, o delegado geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, do defensor geral da Defensoria Pública, Antônio Cardoso, prefeitos do Baixo Tocantins e representantes dos diversos movimentos de mulheres do Pará e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, a governadora Ana Júlia Carepa, realizou a inauguração destacando estar feliz por levar aos municípios paraenses políticas públicas importantes que vêm para resgatar os direitos dos grupos minoritários, no caso das mulheres, minoritárias em seus direitos.

Entre as principais ações de governo para implementação destas políticas voltadas a efetivação dos direitos humanos, ela destacou a criação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, de suas diversas coordenações, entre elas, a Coordenação da Mulher.

Ana Júlia fez referência a parceria entre os governos estadual, federal e municipal para implementação dos Marias do Pará. 'É importante enfatizarmos que 85% dos recursos são do governo federal, 10% do estadual e 5% do municipal.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Roberto da Costa Martins, informou que até 2010, a previsão é de implantação de 11 centros de referência. Disse ainda que o projeto Maria do Pará não é apenas uma referência estadual, mas nacional e que o número de recursos vindos para o Estado em parceria com a Secretaria Especial de Politicas para Mulheres, da Presidência da República, é importante para desenvolver ações como a capacitação dos servidores que atuam no atendimento a mulher em situação de violência fortalecendo assim a rede de atendimento.

Frisou também que na primeira etapa do projeto de ações integradas “Maria do Pará” foi destinado o valor de 1.702,239,00 em parceria com o Governo Federal, 'isso reflete o compromisso deste governo em garantir políticas públicas para a população feminina', disse o secretário.

A prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho, destacou que a inauguração é simbólica por estar sendo realizada na gestão de duas mulheres e que isso mostra que a sociedade está mudando sua cultura. 'O centro Maria do Pará de Abaetetuba simboliza uma conquista significativa para as mulheres paraenses. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 4 minutos uma mulher é vítima de violência doméstica, disse.

O centro de Abaetetuba realiza atendimento psico-social e jurídico. Tanto os funcionários do centro quanto os da rede de atendimento (profissionais de delegacias, centros de referência de assistência social – CRAs, unidades de saúde, escolas etc), já passaram por capacitação.

A titular da Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher / Sejudh, Márcia Jorge, reforça que a inauguração de mais um centro de referência para atender mulheres em situação de violência é fruto do compromisso do governo do Estado quando assinou o Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, instituindo serviços especializados como os centro de referência Maria do Pará.

Núcleo de Comunicação Social / Sejudh