Emoção e reconhecimento em condecoração a Edmilson Valentim

A emoção do agraciado, um ex-operário metalúrgico negro e comunista, com o reconhecimento público à sua trajetória de mais de 23 anos de trabalho parlamentar, marcou a entrega da maior condecoração da cidade do Rio de Janeiro – a Medalha de Mérito Pedro Ernesto – ao deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB-RJ).

Realizada na Câmara Municipal do Rio, a homenagem reuniu, na noite de 13 de agosto, mais de 300 pessoas de diferentes segmentos da sociedade, que tomaram conta do plenário e das galerias para parabenizar “o homem, o amigo e o político, que nunca esqueceu suas origens e sempre lutou pelo desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e a defesa do emprego”, justificou o autor da iniciativa, vereador Roberto Monteiro, outro comunista, destacando que a atuação de Edmilson na Câmara dos Deputados vem demonstrando grande compromisso com a luta dos trabalhadores.

A recuperação da capacidade produtiva do Brasil é a maior preocupação do parlamentar, que preside a CDEIC (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Marítima, além de ser também vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, órgãos que defendem e colaboram com o progresso nacional. Em seu discurso de agradecimento, Edmilson Valentim, após receber a comenda das mãos do presidente estadual da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Maurício Ramos, foi tomado pela comoção:

“Agradeço de coração ao vereador Roberto Monteiro e a todos os presentes esta homenagem, que muito me honra, pois mostra que nosso trabalho está sendo bem feito. O que mais um antigo operário como eu poderia querer? Neste momento em que as forças reacionárias tentam novamente subjugar o país para bloquear as mudanças que provocam admiração no mundo inteiro, esta distinção a um trabalhador da política, que nunca esqueceu suas raízes e compromissos, é prova que estamos no caminho certo e, se sou o que sou, devo tudo ao Partido Comunista do Brasil”, declarou Edmilson, visivelmente emocionado ao ser aplaudido pelos presentes e militantes do partido.

Edmilson Valentim lembrou os tempos difíceis aos presentes na Câmara Municipal do Rio: “Confesso que fiquei emocionado com as palavras ditas aqui com relação à minha pessoa. Mas me segurei até o Mauricinho, esse antigo companheiro de lutas pelo partido, hoje um grande dirigente sindical, lembrar um episódio de nossa juventude quando já era deputado constituinte. Eu e ele desafiamos a pistola de um general do Exército e entramos sozinhos para falar com os três mil trabalhadores retidos na aciaria da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), depois dos militares matarem o Barroso, o Walmir e o Willian, em confronto com os operários. Isso ocorreu na greve dos metalúrgicos que durou 17 dias, em Volta Redonda, liderada pelo saudoso Juarez Antunes. Resolvi ficar por lá mesmo e pedi ao Mauricinho para sair e telefonar ao deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, e informá-lo sobre o que estava acontecendo”, declarou Edmilson trazendo à memória uma das páginas mais importantes do sindicalismo brasileiro.

Participaram ainda da mesa da solenidade: Ronald Freitas, secretário nacional de Finanças e membro da Executiva Nacional do PCdoB; Abel Fernandes Gomes, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo); Ana Rocha, presidente estadual do PCdoB-RJ; contra-almirante Bento Lima da Costa Leite Albuquerque Júnior, comandante da Força de Submarinos da Marinha do Brasil; Haroldo Lima, presidente da Agência Nacional do Petróleo, e Igor Bruno, coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro, dirigente estadual do PCdoB e presidente regional da UJS/RJ (União da Juventude Socialista). Todos utilizaram a palavra para elogiar a capacidade de articulação do homenageado da noite.

Outros presentes: Geraldo Moreira, Dica e Glauco Lopes, deputados estaduais pelo PMN, PMDB e PSDB, respectivamente; Armando Costa Vieira Júnior, diretor de Distribuição e Comercialização Metropolitana da Cedae – Companhia Estadual de Águas e Esgotos; Wadih Damous, presidente da OAB-RJ; Guilherme Calmon Nogueira da Gama, desembargador federal do TRF-2.ª Região; coronel José Albucacys Manso de Castro, ex-secretário estadual da Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Alex Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, e Djan Madruga, empresário, ex-recordista olímpico de natação e ex-secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, além de representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Sindicato dos Metroviários, Famerj (Federação das Associações de Moradores-RJ), UBM (União Brasileira de Mulheres), Sindicato dos Frentistas, AESCRJ (Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro), Federação de Capoeira do Rio de Janeiro, Federação Nacional de Psicólogos, Escola de Samba Lins Imperial, Centro de Tradições Nordestinas (São Cristóvão) e Sindsprev-RJ (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro).