Comunicação alternativa do bairro Ellery será homenageada

Acontece entre os dias 19 e 21 de Agosto, no Teatro Celina Queiroz e no Campus da UNIFOR, o VII Encontro Nacional de História da Mídia. O evento é promovido pela Redealcar (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia) em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). No encontro, experiências de comunicação alternativas serão homenageadas.

Segundo os organizadores, o encontro terá grande importância do ponto de vista técnico e acadêmico, quando será, também, foro onde os profissionais discutirão e analisarão, de uma maneira geral, os aspectos relacionados ao papel do comunicador social voltado à análise das mídias alternativas no Brasil.

O evento também homenageará sete experiências bem sucedidas na área da Comunicação Alternativa realizadas em Fortaleza. Entre elas o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos no Bairro Ellery, através da Rádio Mandacaru. A entrega do Troféu Mídia Alternativa será entregue nesta quinta-feira (20), às 19h no Teatro Celina Queiroz – Unifor.

A notícia pegou todo mundo de surpresa e foi muito festejada pelas entidades populares do Ellery e pessoas que participam ou participaram dessa experiência. Eles prometem uma grande comitiva para receber o prêmio.

Sobre o Encontro

Constituída em 2000, num encontro realizado na Associação Brasileira de Imprensa e reunindo pesquisadores de diversas Universidades brasileiras, além de integrantes da BN, do IHGB, da ABI, a Rede de Pesquisadores de História da Mídia, que recebeu o nome de Redealcar, em homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho (responsável pelo resgate histórico da imprensa do século XIX, quando das comemorações do centenário da implantação da imprensa no país, em 1908), vem realizando desde então uma série de atividades – incluindo Congressos Nacionais de História da Mídia, realizados anualmente – para implementar as pesquisas históricas em torno das questões midiáticas.

Fonte: Sítio do Bairro Ellery