PCdoB/DF debate as teses do 12º Congresso

Dirigentes e militantes discutem teses do 12º Congresso Nacional do Partido. Projeto Nacional de Desenvolvimento é o caminho para o Brasil justo.

Mais de 100 dirigentes e militantes participaram, sábado, dia 8, do encontro promovido pelo PCdoB do Distrito Federal para discutir as teses do 12º Congresso Nacional do Partido. O debate, que aconteceu na sede do Partido, no setor de diversões sul, Conic, foi conduzido por Adalberto Monteiro, da Comissão Política Nacional do Partido, que falou sobre o Programa do PCdoB. Alan Bueno, secretário de organização do Partido, apresentou o projeto político nacional. O evento contou com a presença do presidente regional do Partido, Apolinário Rebelo.

Adalberto Monteiro disse que o novo programa do PCdoB chama a atenção para a ideia de que não há um modelo único de socialismo ou mesmo de revolução a ser seguido. "Cada povo vai fazer seu caminho a partir de sua consciência e de sua realidade histórica". Monteiro falou, também, que no novo regime "a democracia deve ser a base da construção do novo estado" e que as experiências socialistas anteriores cometeram graves erros nesse sentido.

No novo Programa, o PCdoB afirma que não há uma passagem direta ao socialismo, que pelas contradições atuais será preciso fazer uma transição até que o novo sistema se consolide. Adalberto Monteiro considera dois grandes desafios para o Partido atingir. O primeiro é a participação massiva dos trabalhadores e da população nos processos de mudanças no país. O segundo, é o enriquecimento da teoria socialista que precisa de atualização e de romper com os dogmas que limitaram o pensamento socialista em várias décadas.

Alan Bueno, secretário de organização do PCdoB/DF, fez uma exposição sobre a centralidade da questão nacional. Para Bueno, o novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que define o caminho para transição ao socialismo, nas condições atuais, deve atingir patamar superior em relação ao aplicado no período político aberto pelo governo Lula.