Recife dá a largada rumo ao 12º Congresso do PCdoB

Comunistas do Recife realizaram o primeiro de uma série de encontros para debater o temário do 12º Congresso do PCdoB. Inicialmente, estão sendo preparados 20 monitores em oficinas de trabalho. E no dia 1º de agosto, uma grande plenária pretende qualificar 200 quadros partidários, que atuarão como facilitadores nas Assembleias de Base e Conferências Distritais.

No primeiro encontro coube ao presidente do Comitê Municipal do Recife, Luciano Siqueira, a exposição da proposta do novo programa partidário, intitulado Programa Socialista para o Brasil: o fortalecimento da Nação é o caminho, o socialismo é o rumo. Segundo Luciano, os congressos do PCdoB, que acontecem a cada 4 anos, são um importante momento em que se efetiva a democracia partidária. “É quando o nosso partido promove um balanço crítico, a sua atualização teórica e eleva o nível de consciência de seus militantes, reforçando a unidade e a capacidade de ação”, afirmou.

No bojo de um extenso e rico processo de debates, o PCdoB pretende fortalecer a estrutura partidária e ampliar o número de filiados. No Recife, o partido tem como meta reunir três mil filiados e estruturar 94 organizações de base (pelo menos uma por bairro), além de consolidar as frentes de mulheres, juventude e trabalhadores.

O desdobramento dos debates seguirá o seguinte roteiro: A importância do 12º Congresso e o novo programa partidário; o esgotamento do capitalismo e a possibilidade de sua superação pelo socialismo; o mundo em transição; os desafios da construção da Nação Brasil; o novo ciclo de resistência ao neoliberalismo; o programa socialista, ferramenta do Partido revolucionário; exigências da luta por um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e bandeiras de lutas para a sua implementação.

Da redação local