Sem categoria

Venezuela e Brasil fortalecem aliança estratégica

Os governos da Venezuela e do Brasil fortalecem uma aliança estratégica com a visita a esta capital do assessor do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurelio García, que está em Caracas deste ontem (31).

Em uma conversa telefônica, na última quarta-feira, entre o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e seu homólogo, Lula da Silva, abordaram o tema da viagem de García à Venezuela que deve durar até este domingo, referiu um comunicado emitido do Palácio de Miraflores.

Segundo a nota oficial, Lula confirmou sua presença à 2ª Cúpula da América do Sul-África a realizar-se em setembro na Venezuela, bem como ao encontro trimestral com Chávez para assegurar a cooperação binacional.

"Ratificaram seu compromisso de continuar seus encontros trimestrais, ficando pendente ajustar a data exata para o próximo mês de setembro, quando corresponderá à terceira reunião do ano, na que se continuará fortalecendo a aliança estratégica entre Brasil e Venezuela", indicou o documento.

De acordo com o texto oficial, "compartilharam sua felicidade pelo compromisso atingido entre PDVSA e PETROBRAS, o que é de grande importância para o estabelecimento de uma relação complementar entre nossos países para atingir a plena soberania energética."

Lula anunciou também que o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, chegará a Caracas entre os dias 19 e 20 de agosto, acompanhado de uma ampla delegação de empresários brasileiros.

Chávez e Lula assinaram 12 acordos na cidade de Salvador, na Bahia, onde se efetuou a sétima reunião trimestral, no dia 26 de maio, para avançar nos mecanismos de integração binacional.

Em matéria energética, foi rubricado um memorando de entendimento entre Petroquímica da Venezuela (Pequiven) e Braskem, para o estabelecimento de instalações petroquímicas no pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia.

Desde 2007, Chávez e Lula celebram reuniões trimestrais para revisar o avanço dos convênios subscritos e concretizar outros novos.

O mas recente destes encontros desenvolveu-se no estado Zulia, ao oeste da Venezuela, no último dia 16 de janeiro.

Fonte: Prensa Latina