Senador reafirma posição do PT pela saída de Sarney

O senador Flávio Arns (PT-PR) prestou solidariedade ao líder de seu partido, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Arns afirmou que o líder "foi extremamente fiel, àquilo que a bancada decidiu", referindo-se à nota assinada por Mercadante na qual diz que a bancada do partido defende o afastamento do cargo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo Arns, a mídia manipulou as informações sobre a posição da bancada para colocar o PT contra a opinião pública.

"Dizer que a nota foi equivocada, que foi inapropriada, que não surgiu na época correta, que é extemporânea, que prejudica… é balela, porque o senador Aloizio Mercadante – e quero dizer isso especialmente ao povo de São Paulo, que confiou a ele o mandato de senador – foi justo, correto, fiel e o que ele disse reflete o que a bancada, no Senado Federal, havia deliberado sobre o assunto", afirmou o senador.

Flávio Arns lamentou que o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, tenha dito à imprensa que a nota "devia ser iniciativa talvez de um ou dois senadores do Partido dos Trabalhadores". De acordo com Arns, o ministro desmentiu a notícia em telefonema a ele e a todos os senadores do PT.
"O que quero afirmar é que a decisão, o posicionamento da bancada do Partido dos Trabalhadores aqui do Senado Federal não admite qualquer tipo de dúvida. Inclusive, para evitar qualquer tipo de dúvida em relação ao posicionamento, nós deliberamos que a nota seria por escrito, inclusive dizendo que estávamos reafirmando a nossa posição, que já havíamos manifestado", disse Flávio Arns.

De acordo com Flávio Arns, a posição dos senadores do PT é "completamente diferente da posição do senhor presidente da República". O parlamentar lembrou que, nos últimos dias, os meios de comunicação têm mencionado a mudança de posição do presidente da República e assinalou que os senadores do partido continuam defendendo o afastamento do presidente Sarney, "para que haja transparência, clareza, investigação, junto com outras medidas necessárias para a construção de um novo Senado".

Flávio Arns lembrou ter declarado aos meios de comunicação que os senadores do PT repudiavam a posição do ministro José Múcio, porque, segundo ele, "as pessoas estavam tentando colocar o Partido dos Trabalhadores aqui no Senado Federal em confronto com aquilo que a sociedade pensa sobre esse assunto". Segundo ele, há "uma tentativa, frequente, repetida" de jogar a bancada do PT no Senado contra a opinião pública, "dizendo que é uma bancada que não decide, que é dúbia, que não toma atitudes".

"Quero deixar muito claro o nosso ponto de vista divergente do Planalto, o nosso ponto de vista completamente diferente do ministro José Múcio, o nosso ponto de vista afirmativo, dentro do Senado Federal, em nota pública assinada por todos os senadores e senadoras, cobrando iniciativas fundamentais para que o Senado possa ultrapassar as dificuldades que vêm enfrentando, fazendo apelo inclusive no sentido do afastamento do presidente José Sarney, o que já é do conhecimento de todos há bastante tempo", afirmou.

Fonte: Agência Senado