Sem categoria

Gripe suína: Número de alunos afetados no Brasil chega a 10,9 mi

Com a decisão de suspender as atividades na rede pública estadual no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta (29), o número de alunos sem aula chega a 10,9 milhões. A medida tem como objetivo evitar a propagação do vírus Influenza A H1N1, causador da gripe suína.

Arena das Dunas

Com a decisão de suspender as atividades na rede pública estadual no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta (29), o número de alunos sem aula chega a 10,9 milhões. A medida tem como objetivo evitar a propagação do vírus Influenza A H1N1, causador da gripe suína.

Os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo também suspenderam as atividades e prorrogaram as férias escolas. Somam-se a essas redes, as três universidades estaduais paulistas e a Prefeitura de São Paulo, que suspendeu a volta às aulas e vai paralisar as atividades das creches da capital.

Você concorda com o adiamento das aulas como medida preventiva contra a gripe suína? Deixe seu comentário

Segundo o infectologista David Uip, diretor do Instituto Emílio Ribas, a medida é necessária, uma vez que dados recentes mostram que a transmissão do vírus por crianças é o dobro da por adultos. Em reportagem publicada anteontem na Folha de S. Paulo, ele afirmou que, se tivesse um filho de seis anos, continuaria mandando a criança para a escola. Ontem, entretanto, ele endossou a medida da Secretaria da Saúde.

QUEM ESTÁ SEM AULA
RS: rede estadual 2,5 milhões
RJ: rede estadual 1,5 milhão
SP: rede estadual 5,5 milhões
SP: rede municipal 918 mil
SP: creches da capital 120 mil
USP, Unesp e Unicamp 100 mil
Fatecs e Etecs 312 mil

Rio Grande do Sul
O governo gaúcho decidiu nesta quarta-feira (29) adiar o reinício das aulas da rede estadual de ensino por duas semanas. O calendário escolar, que previa o retorno na próxima segunda-feira (3), foi adiado para o dia 17 de agosto. A rede estadual abriga cerca de 2,5 milhões de estudantes – dos quais 1,6 milhão na faixa dos 6 aos 14 anos de idade.

"Evitar aglomerações em escolas num período de muito frio, como devem ser as próximas duas semanas, pode diminuir velocidade da transmissão do H1N1 e permite uma ação mais articulada de nossa parte", justificou secretário da Saúde do Estado, Osmar Terra.

Em Porto Alegre, a decisão é pela manutenção do calendário original que prevê o retorno às atividades escolares na próxima segunda-feira (3). A rede municipal de Porto Alegre tem 94 escolas e atende cerca de 55 mil crianças da educação infantil até o ensino médio.

Rio de Janeiro
Em razão do aumento de casos de gripe suína, a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro determinou que as aulas na rede estadual sejam adiadas por uma semana e tenham início somente no dia 10 de agosto. A rede estadual atende cerca de 1,5 milhão de estudantes.

Na próxima quarta-feira (5) haverá uma nova reunião entre as secretarias de Estado de Saúde e de Educação para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias à prevenção da gripe H1N1 na rede estadual de ensino.

A prefeitura do Rio ainda não se posicionou oficialmente e convocou uma coletiva de imprensa para divulgar sua decisão na tarde desta quarta (29).

Em escola particular, estudantes aprendem a forma correta de lavar as mãos para evitar a contaminação com o vírus
SAIBA TUDO SOBRE A GRIPE
SINTOMAS E PREVENÇÃO
18 DÚVIDAS COMUNS
São Paulo
Na tarde de ontem (28), a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo decidiu prorrogar as férias escolares em toda a rede estadual até o dia 17 de agosto. A rede estadual de ensino do Estado tem cerca de 5.300 escolas e mais de 5,5 milhões de alunos.

A maioria das escolas, segundo a secretaria, retomariam as atividades no dia 3 de agosto, próxima segunda-feira. Nas escolas que já haviam retornado das férias, as aulas ficam suspensas até 17 de agosto. Ainda não existe um levantamento sobre o número de unidades da rede estão nessa situação.

No final da tarde de ontem, a prefeitura de São Paulo também decidiu suspender as atividades nas creches da capital entre os dias 3 e 17 de agosto. As 1.309 unidades atendem cerca de 120 mil crianças.

A volta às aulas na rede municipal de ensino foi adiada – as escolas retomariam suas atividades na próxima segunda (3). Cerca de 918 mil alunos tiveram suas férias prorrogadas.

O Sieesp (Sindicato dos Estabelecimento de Ensino no Estado de São Paulo) orientou as escolas particulares paulistas a prorrogarem suas férias escolares também até o dia 17 de agosto. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a rede particular de São Paulo conta com 1,765 milhão de estudantes – do ensino infantil ao ensino médio.

USP, Unesp e Unicamp
Após a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, as três universidades estaduais paulistas, USP (Universidade São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), decidiram também adiar o retorno às aulas do segundo semestre para o dia 17 de agosto.

As três instituições juntas têm cerca de 100 mil alunos na graduação, segundo o último Censo da Educação Superior.

Ainda em São Paulo, as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), que fazem parte do Centro Paula Souza, também adotaram a data de 17 de agosto para início do semestre. As aulas dessas instituições iriam começar entre hoje (28) e o dia 4 de agosto. As Fatecs e as Etecs têm, ao todo, mais de 312 mil estudantes.

Por que 17 de agosto?
Em São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde orientou que as aulas sejam retomadas apenas em 17 de agosto, quando se espera que as temperaturas estejam mais amenas.

"Temos a esperança de que, com a chegada do calor, a partir de 15 de agosto, diminua o número de casos. Uma epidemia de gripe costuma ter prazo de oito semanas. Como os casos estão aumentando há quatro semanas, acreditamos que possa haver uma diminuição no próximo mês", disse o secretário Luiz Roberto Barradas Barata ao jornal Folha de S. Paulo.