Abertas inscrições para Prêmio Culturas Populares 2009

Estão abertas as inscrições do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Izabel. Os interessados têm até 28 de agosto para inscrever suas ações e trabalhos em formatos variados que se relacionem com rituais e festas populares, religião, arte popular, narrativas orais, medicina popular, culinária popular, artesanato, escritos, danças dramáticas, entre outros. O objetivo do prêmio é valorizar e incentivar expressões das culturas populares brasileiras.

Serão contempladas 195 iniciativas que fortaleçam expressões culturais populares e contribuam para a diversidade de identidades do Brasil, práticas esquecidas e difusão de expressões populares. Cada vencedor receberá prêmio no valor de R$10 mil, totalizando R$1,9 milhão que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e Grupos e Comunidades Tradicionais.

A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do sistema MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares.

O prêmio, criado em 2006, foi resultado da busca pela implantação de políticas públicas para atender esse segmento da diversidade cultural e fruto de discussões com os protagonistas das expressões culturais tradicionais.

O Ministério da Cultura destaca que esta ação está em sintonia com os marcos legais estabelecidos pela Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da UNESCO, promulgada no Brasil em agosto de 2007.

O edital pode ser acessado em: www.cultura.gov.br/site/2009/07/15/premio-culturas-populares-2009-mestra-dona-izabel/

De Brasília
Com informações do MinC