Casa Bela e Açude João Lopes são debatidos em reunião em Fortaleza

Os projetos de habitação da vereadora Eliana Gomes e a obra de urbanização do açude João Lopes foram os principais assuntos tratados em uma reunião entre a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) e o presidente da Fundação de Habitação de Fortaleza (Habitafor), Ro

Projetos de lei de autoria da vereadora como o, já aprovado, Casa Bela e o Locação Social foram bastante discutidos pelos presentes. O primeiro aguarda a sanção da prefeita Luizianne Lins e o segundo tramita pela Câmara Municipal de Fortaleza.


 


Eliana questionou a demora do início da obra de urbanização do açude João Lopes que teve a assinatura da ordem de serviço no dia 17 de dezembro de 2008. A vereadora pediu pressa no processo e repassou a informação recebida de técnicos da Caixa Econômica Federal de que as pendências estariam relacionadas ao licenciamento por parte das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Infraestrutura (Seinf).


 


Roberto Gomes, acompanhado de sua equipe técnica, assegurou que fará tudo para resolver os problemas burocráticos e, no prazo máximo de vinte dias, dará início aos trabalhos. Até lá, uma equipe de assistentes sociais e técnicos do órgão visitará a área para levar informações e dar os primeiros passos junto à população beneficiada, principalmente as 80 famílias que receberão novas moradias.


 


As obras do açude João Lopes atendem à reivindicação de 45 anos da comunidade por melhorias urbanas, através de R$ 6,7 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mais contrapartida da Prefeitura de Fortaleza.


 


O projeto João Lopes, demandado pelo Orçamento Participativo (OP) em assembleias realizadas entre o município e moradores dos bairros Monte Castelo, Ellery, Carlito Pamplona e São Gerardo, na Regional I, vai recuperar a qualidade ambiental do açude, urbanizar as margens, instalar equipamentos comunitários e beneficiar 300 famílias com regularização fundiária, 80 com novas moradias e 55 com melhorias habitacionais.


 


Em maio deste ano, o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, assinou em Fortaleza o contrato para os serviços de urbanização do açude. O projeto, que teve processo de licitação iniciado no mesmo mês, terá início no começo da próxima gestão municipal.



Fonte: Site do bairro Ellery e Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes