Alice Portugal: Homenagear a UNE é um orgulho para parlamentares

A Câmara dos Deputados reverenciou, nesta quinta-feira (15/7), os 30 anos da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE) com uma  sessão especial suprapartidária com parlamentares, integrantes e ex-dirigentes da entidade. De acordo com uma da

Alice Portugal que iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, disse que a reconstrução da UNE, em 1979, foi um momento relevante de resgate e retomada estudantil brasileira após 15 anos de ditadura militar. “A decisão de reconstrução pode ser avaliada pelo fato da UNE ter sido a primeira entidade nacional de massas a se reestruturar em meio à ditadura. Este fato demonstra a imensa capacidade de mobilização dos estudantes e sua determinação de não se render quando estão ameaçadas as liberdades políticas, a democracia e a independência do país”, diz Alice. 


 


Alice Portugal acha que “não há um único acontecimento importante da história do Brasil que deixou de contar com a destacada presença dos estudantes e, a partir de 1938, da União Nacional dos Estudantes”. Por esta razão, segundo Alice, a Une e o movimento estudantil tem sido um verdadeiro celeiro de lideranças que conquistaram destaque na vida política do Brasil.


 


A deputada lembrou que a UNE e suas entidades filiadas foram a escola de grandes lideranças brasileiras e de inúmeros parlamentares que, como eu, fazem ou fizeram parte desta Casa, como Aldo Arantes, José Genoino, Almino Afonso, José Serra, Haroldo Lima, José Luiz Guedes, Aldo Rebelo, Cândido Vacarezza, Renildo Calheiros, Aloysio Nunes Ferreira Filho, José Dirceu, Vladimir Palmeira, Aloizio Mercadante, Manuela d’Ávila, Lídice da Mata, Vanessa Grazziotin, Marcelo Barbieri, entre tantos outros.



51º Congresso da UNE


 


A sessão também marcou  abertura do 51º Congresso Nacional da UNE. A presidente da entidade, Lúcia Stumpf, disse que “saudar os 30 anos de nossa reconstrução reaviva a memória dos que hoje estão no movimento estudantil. A geração de 79 tem sua luta honrada quando assiste a série de mobilizações promovidas pela UNE no último período. As delegações que estão chegando em Brasília farão deste o Congresso mais representativo da entidade, prova de que o protagonismo da juventude continua o mesmo. O 51º Congresso da UNE é o retorno que damos à geração de 79”, declarou.



Da redação local com Ascom da deputada Alice Portugal