Piauí agora tem novas políticas públicas para a juventude

Grupos e entidades representativas da juventude participaram, nesta terça-feira (14), no Palácio de Karnak, em Teresina, do lançamento de políticas públicas para a juventude. A abertura dos trabalhos foi feita pelo governador Wellington Dias que aprese

Na oportunidade, também foi assinado o Pacto da Juventude. Houve, ainda, o lançamento do livro Jovens e Juventudes – Um olhar juvenil, uma iniciativa de Maria do Socorro Pereira da Silva, diretora de Juventude da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude, numa parceria com a Fundação Cepro.


 


 


Durante a solenidade, muitas conquistas dos jovens piauienses foram citadas pelos representantes dessa categoria. O coordenador de Direitos Humanos e da Juventude, Alci Marcus, disse que o Piauí tem o menor índice de jovens economicamente ativos desempregados. Ele destacou o entusiasmo do governador Wellington Dias na luta por melhores dias para os jovens do Piauí, com políticas públicas nas mais diversas áreas, incluindo educação, saúde, cultura, trabalho e através de uma série de outras iniciativas, sendo que uma delas foi a criação, há dois anos, da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude, que vem atendendo às demandas dos movimentos sociais.


 


 


Ao longo de sua existência, essa Coordenadoria realizou pelo menos seis conferências estaduais com a participação de, pelo menos, 10 mil pessoas. Satisfeito com as novas iniciativas do Governo do Piauí para a juventude lançadas nesta terça-feira, Alci Marcus destacou que a partir do dia 7 de agosto a Caravana da Juventude vai percorrer os 11 Territórios de Desenvolvimento do Piauí, num processo de municipalização dos direitos humanos e da juventude. Alci destacou que essas ações políticas são estruturantes e que, em 2010, os indicadores da juventude serão melhores que os de hoje.


 


O governador Wellington Dias enumerou uma série de ações do Governo do Piauí que ajudam os jovens do Estado a terem melhores perspectivas. Além das que foram lançadas nesta terça-feira, ele destacou a ampliação do ensino médio e do ensino superior, sendo que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) já é a maior universidade do país. Ele citou, ainda, a expansão do Cefet para todos os Territórios de Desenvolvimento. “A juventude quer profissão”, enfatiza Wellington Dias.


 


O governador destacou também a importância de, a cada dia, mais jovens estarem engajados na política, através de associações, cooperativas, conselhos e também de partidos políticos. “A quantidade de jovens filiados a partidos é surpreendente”, comenta Wellington Dias, acrescentando que é crescente o número de jovens participantes de movimentos sociais.


 


No Palácio de Karnak, os jovens reivindicaram uma Secretaria da Juventude, mas o governador explicou que uma secretaria de Estado tem uma estrutura burocrática, pesada, sendo que a melhor opção é uma coordenadoria específica da juventude, a exemplo de outras que funcionam com sucesso no Estado, como a Casa do Semiárido, por exemplo. “Algumas áreas precisam de secretaria, como a Educação e a Saúde”, comenta Wellington Dias.


 


O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Daniel Gutemberg, disse que através das iniciativas lançadas pelo Governo do Piauí nesta terça-feira, a juventude do Estado realiza sonhos e desejos. O presidente dos Movimentos Sociais Juvenis, Deolindo Moura, declarou que há algum tempo falar de política para a juventude era difícil, e classificou de democrático o pacote de ações para a juventude lançado nesta terça-feira pelo Governo do Piauí.