Sem categoria

Gorilas de Tegucigalpa atacam hospital público de Honduras

Vídeo editado pelo Vermelho mostra bombas de gás lacrimogêneo sendo jogadas dentro de um hospital público de Honduras a mando da violenta repressão golpista que sequestrou o presidente eleito, Manuel Zelaya (Mel), em 28 de junho. Operações militares contra hospitais são condenadas internacionalmente pela ONU até mesmo em períodos de guerra. As imagens também atestam que na medida que cresce a repressão golpista, aumentam as manifestações nas ruas de todo país pela volta de Mel.

Além do hospital, também diversos veículos de comunicação, como a Rádio Globo de Honduras e o Canal 36, foram tirados brutalmente do ar. O momento do sequestro do presidente também é narrado pelo próprio Zelaya, que afirma nunca ter renunciado à presidência do país. Fortemente armados, os policiais militares enfrentam a crescente resistência popular e pacífica desde o primeiro dia do golpe. Milhares de manifestantes continuam concentrados em frente a casa presidencial exigindo o imediato retorno de Mel.

As últimas informações são de que funcionários da OEA (Organização dos Estados Americanos) estão negociando uma anistia aos golpistas de Honduras pela volta de Zelaya ao país e à casa presidencial. Diferente do que noticiam os gorilas de Roberto Micheletti, Zelaya afirma publicamente que convocou o plebiscito nacional para saber a opinião do povo sobre uma nova Constituição e que não tentará uma reeleição.