Obras do Metrofor param e 426 operários são dispensados

Desde ontem, as obras estão suspensas por tempo indeterminado. A decisão partiu do consórcio construtor do empreendimento, que alega prejuízos com a retenção de parte do pagamento, após auditoria do TCU

As obras do Metrô de Fortaleza mais uma vez estão paradas. Ontem pela manhã, o consórcio construtor do empreendimento decidiu suspender, por tempo indeterminado, as atividades da área de engenharia civil do metrô. Os empresários alegaram que, desde dezembro de 2008, as construtoras recebem apenas 28,77% do valor contratado.


 


“A situação ficou insustentável e nós tivemos de agir de forma rápida. Comunicamos hoje (ontem) a dispensa de 426 trabalhadores. Já os demais (ao todo são 850) devem ser dispensados até o fim da próxima semana. Todos os funcionários serão indenizados e poderão ser recontratados, logo após a retomada das obras”, afirma o gerente geral do consórcio construtor do metrô, José Aglaeudo Leite.


 


A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) preferiu manifestar-se apenas por nota, enviada por sua assessoria de imprensa, informando que “a retenção de 71,23% dos pagamentos a serem efetuados ao consórcio construtor é consequência de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas de União (TCU), em 2006, quando foram levantados questionamentos sobre a obra de construção do Metrô de Fortaleza”.


 


Na auditoria, que analisou a execução das obras de implantação do Sistema de Trens Urbanos de Fortaleza, foi encontrado superfaturamento na ordem de
R$ 65 milhões, conforme explicou a secretária de controle externo do TCU no Ceará, Shirley Gildene Brito.


 


“Nosso levantamento decidiu pela retenção cautelar de cada um dos pagamentos a serem efetuados no âmbito do contrato, até chegar a esse valor encontrado acima do normal, com vistas à preservação do erário. O valor permanece retido até que seja comprovado, em sentença que ainda será proferida pelo relator do processo, que não houve irregularidade”, detalha Shirley.


 


A assessoria do Metrofor divulgou que, até amanhã, todas as respostas aos questionamentos feitos pelo TCU serão concluídas e encaminhadas ao órgão. Uma reunião para discutir a decisão do consórcio construtor de suspender as obras do metrô está prevista para hoje na sede do TCU em Fortaleza. O encontro deve contar com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e representantes do Governo do Estado.