Fartura do Piauí ganha sistema de abastecimento

As 400 famílias que moram no perímetro urbano de Fartura do Piauí, a cerca de 600 quilômetros de Teresina, contam a partir de agora com água tratada em casa, com a entrada em funcionamento, e em definitivo, do sistema de abastecimento construído pelo G

O sistema de abastecimento, um investimento de R$ 2 milhões, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (30), pelo governador Wellington Dias, que estava acompanhado da secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias e do prefeito do município, Miguel Braga Neto. Também participaram da solenidade os secretários Dalton Macambira, da Semar, e Assis Carvalho, da Saúde.


 


O sistema de abastecimento independente de Fartura do Piauí, que faz parte do sistema adutor do Garrincho, foi instalado na barragem Tanque de Areia, que teve sua capacidade ampliada, passando de 1,71 milhão de metros cúbicos para 4 ,2 milhões de metros cúbicos de água.


 


Para o prefeito Miguel Braga Neto, a obra é muito importante para a população. “Aqui, o povo tomava banho com água salgada, mas agora já conta com água tratada de qualidade em suas torneiras. Isso é qualidade der vida”.


 


O secretário Dalton Macambira explicou que hoje existem no Piauí apenas dois sistemas independentes de abastecimento de água, em Fartura e Caracol, montados para garantir segurança hídrica às duas cidades.


 


O governador Wellington Dias lembrou que em sua primeira viagem a Fartura do Piauí, quando ainda era sindicalista, a pessoa dispunha de apenas dois litros de água para tomar banho, tal a escassez do produto na região. “O problema da falta d‘água não era só de Fartura, era de toda a região de São Raimundo Nonato. Hoje, apenas a cidade de Dom Inocêncio conta com um sistema improvisado, mas estamos trabalhando para resolver a questão em definitivo”, acrescenta.


 


Segundo Wellington Dias, o abastecimento em Dom Inocêncio será solucionado através da construção de uma barragem ou de uma bateria de poços. “Temos é que resolver o problema e vamos resolver”.