Desertificação em Gilbués é tema do I ECO Piauí

A região apresenta uma extensa área com avançado estágio de degradação dos recursos naturais, o que vem sendo explicado como resultante do garimpo de diamantes, desmatamento generalizado, pastoreio, agricultura inadequada, associados à fragilidade do s

Dois temas relacionados ao avanço da desertificação no Estado do Piauí foram abordados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, durante a realização da I Eco Piauí, realizada pela Federação dos Engenheiros, no Rio Poti Hotel. O secretário Dalton Macambira falou do Desmatamento e o avanço da Desertificação no Piauí. Já o diretor de Recursos Hídricos da SEMAR, Milciades Gadelha destacou o Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH/PI. O evento reuniu especialistas de várias áreas ligadas ao Meio Ambiente, com engenheiros, ambientalistas, professores e estudantes.


 


Dalton Macambira falou sobre as ações do Governo do Piauí na área ambiental, enfatizando a Criação do Primeiro Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Poti e Canindê, a assinatura dos decretos que estabelecem o Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis, e citou o trabalho que vem sendo desenvolvido no tocante a Fiscalização e Licenciamento, apresentando um quadro demonstrativo do número de licenças solicitadas e expedidas.


 


Em seguida, fez a distribuição de um informativo com assuntos relacionados à desertificação no Piauí, uma vez que sua apresentação tinha como tema o Desmatamento e o avanço da desertificação no Piauí, no qual destacou o programa Ação Estadual de Combate à Desertificação, desenvolvido pelo Governo do Estado em Gilbués. A região apresenta uma extensa área com avançado estágio de degradação dos recursos naturais, o que vem sendo explicado como resultante do garimpo de diamantes, desmatamento generalizado, pastoreio, agricultura inadequada, associados à fragilidade do solo da região.


 


O processo de desertificação em Gilbués e em seu entorno, deve-se, fundamentalmente, às práticas agropecuárias inadequadas, o sobrepastoreio, o desmatamento generalizado e à mineração associados à fragilidade do solo da região.