Inscrições para o 60º Salão de Abril são prorrogadas até 18 de julho

Para participar da seleção, é preciso preencher uma ficha de inscrição e apresentar um dossiê, além de currículo ou memorial descritivo da obra

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), ampliou o prazo de inscrições para o 60º Salão de Abril. A nova data final para participar da seleção é 18 de julho. Com a prorrogação, fica alterado todo o restante do cronograma do evento. O resultado da seleção das obras sai nos dias 27 e 28 de julho e a exposição está prevista para o período de 24 de setembro a 07 de novembro. 


 


A ideia de estender o prazo de inscrição é com o objetivo de dar mais oportunidade aos artistas de participarem do 60º Salão de Abril. Dessa forma, ganha-se mais tempo para preparar a documentação necessária à participação no evento. As inscrições para o Salão de Abril são gratuitas e para participar os artistas precisam preencher uma ficha de inscrição e apresentar um dossiê, identificando as obras candidatas ao 60º Salão de Abril, além de currículo ou memorial descritivo da obra, caso seja necessário.


 


Um dos pré-requisitos é que as obras sejam produzidas a partir de 2007. De acordo com o Edital de Fomento às Manifestações Culturais, lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, para a realização do 60º Salão de Abril serão selecionados 30 artistas de todo o país (também estrangeiros legalmente residentes no Brasil há pelo menos dois anos) e cada um deles irá receber R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais). O Edital na íntegra e a ficha de inscrição poderão ser obtidos nos sites www.salaodeabril.ce.gov.br , www.fortaleza.ce.gov.br ou www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.
 


As inscrições deverão ser entregues diretamente na Galeria Antônio Bandeira, 60º Salão de Abril: Qual o lugar da arte? – Coordenação de Artes Visuais (Rua Conde D’eu, nº. 560, Centro. Cep: 60055-070), no horário de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h.


 


O proponente que estiver fora de Fortaleza poderá remeter o projeto por serviço de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ETC, com aviso de recebimento AR. Só serão aceitas inscrições postadas até o dia 18 de junho de 2009 (vale como confirmação o carimbo dos Correios). O resultado da seleção será publicado no site www.salaodeabril.ce.gov.br e no site www.fortaleza.ce.gov.br nos dias 27 e 28 de julho e no Diário Oficial do Município de Fortaleza.


 


Os trabalhos candidatos ao 60º Salão de Abril serão selecionados por uma comissão julgadora/curadoria formada por três membros, todos de reconhecimento nacional, definidos de acordo com a qualificação profissional ligada às artes visuais. Cada artista deverá inscrever até dois trabalhos em somente uma das categorias das artes visuais, podendo, no entanto, participar também de um trabalho em grupo numa categoria diferente. As categorias definidas pelo edital são: desenho, escultura, gravura, instalação, fotografia, objeto, pintura, performance, intervenção urbana, videoarte ou outras modalidades.


 


Com o tema “Qual o lugar da arte?”, a mais tradicional mostra de artes visuais da cidade se propõe a refletir a relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa. Em 2009, o evento passa pelo Passeio Público, Rua Major Facundo e Senador Alencar, indo ao encontro do Centro de Referência do Professor – constituindo um conjunto de intervenções urbanas no coração da cidade.


 


A proposta do 60º Salão de Abril é aproximar a arte da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, franqueando o acesso à produção artística contemporânea de Fortaleza e do Brasil e instituindo novos espaços para fruição artística, inseridos em espaços urbanos de valor afetivo e histórico, além de sugerir com esse circuito, um diálogo entre a rua e a galeria.


 


Ao longo de sua história, começada em 1943 sob o fogo da Ditadura e da 2ª Guerra Mundial, o Salão de Abril enfrentou resistências devido ao seu caráter inovador e à ousadia dos trabalhos realizados pelos artistas de Fortaleza. Hoje inserido no circuito nacional das artes visuais, o Salão de Abril tornou-se um símbolo local, que vem potencializar a vocação para as artes que a cidade expressa das mais diversas formas, seja nos museus, nos ateliês, nas galerias, nas ruas, nas escolas e nos centros culturais espalhados pelos bairros; e um importante canal de exibição e fruição da produção artística.  Ao completar 60 edições, a mostra se consolida como um espaço de construção de uma política pública ampla e diversificada para as artes visuais.


 


Serviço
60º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?
Inscrições: até 18 de julho de 2009.
Resultado da seleção: 27 e 28 de julho de 2009.
Realização do evento: 18 de abril a 07 de novembro de 2009.
Realização da exposição: 24 de setembro a 07 de novembro de 2009.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor