Inácio Arruda destaca importância da Confecom

O Senador Inácio Arruda chamou a atenção dos Senadores para a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que pela primeira vez na História do Brasil vai discutir um setor que ainda não sofreu um processo de democratização.

Confecom

A Conferência vai se realizar em Brasília, entre os dias 1º e 3 de dezembro deste ano com o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital", que será debatido por delegados representantes da sociedade civil, eleitos em conferências estaduais e por representantes do poder público.

Inácio destacou que a primeira edição da Conferência foi convocada em meio a muitas dificuldades, sofrendo pressões para que não acontecesse: “Rádio e televisão são um espectro em que não se mexe no Brasil. Gostaria de ver uma conferência pujante, com muita participação dos Senadores e dos órgãos da mídia brasileira, para que as verdades também fossem múltiplas no Brasil, para que ela não fosse uma só, para que não tivéssemos apenas uma, duas, três, quatro ou cinco famílias governando a mídia nacional”, afirmou.

Ele citou ainda as dificuldades para se regionalizar o conteúdo dos meios de comunicação no País: “O Brasil é um continente e precisa de regionalização e de mais espaço para os setores sociais estarem presentes nos órgãos de comunicação de massa, além da internet e dos outros veículos”, explicou.

O Senador também comentou o pronunciamento do presidente do Senado, José Sarney, sobre as denúncias da imprensa quanto à existência de atos secretos na administração da Casa. Inácio disse esperar que o Senado adote "transparência máxima" em suas atividades daqui em diante, defendeu a necessidade de profissionalização da administração do Senado e concordou com a ideia de o diretor-geral da Casa ter mandato de dois ou três anos e ter sua indicação respaldada pelo Plenário: “Vamos ser austeros e transparentes o máximo que pudermos, com todos os instrumentos possíveis. Vamos garantir que o Senado continue a ser um esteio cada vez mais forte da democracia brasileira”, disse o senador, enfatizando a importância das relações da instituição com a sociedade.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda