UJS vence com chapa ampla Congresso da UEP

Numa votação que aconteceu durante o 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), este final de semana, a chapa “Agora Só Falta Você” venceu a eleição para a presidência da entidade. Liderados pela UJS, a ampla união de forças que formou a chapa, colocou Virgínia (Vic) Barros, estudante de Direto, na presidência da UEP pelos próximos dois anos. Os estudantes debateram ainda os rumos do ensino universitário em Pernambuco e no Brasil.

UJS vence com chapa ampla Congresso da UEP - Daniel Vilarouca

A Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, foi tomada, no último final de semana, por estudantes de todas as universidades pernambucanas. Juntos, eles participaram do 37º Congresso da UEP. “Pela primeira vez, conseguimos atingir 100% das instituições de ensino superior do Estado, mostrando que este encontro, de fato, representa todos os estudantes”, informou Anne Cabral, presidente da União desde 2007 até agora.

No domingo (24), último dia do Congresso, uma plenária final escolheu a chapa “Agora Só Falta Você” para ficar à frente da UEP pelo biênio 2009-2011. Com 212 votos a favor, Virgínia Barros, de 23 anos, estudante do curso de Direito, da UFPE, e que encabeçava a chapa foi eleita a nova presidente da entidade.

A chapa “Agora Só Falta Você” foi liderada pela União da Juventude Socialista (UJS) e teve ainda a participação da CNB, DS, JPPL, JPSB (cujo movimento chamava “Madeira de Lei”), Via Alternativa e Geração Estudantil.

“Este Congresso se tornou histórico não somente pela data, porque reverenciamos o nosso passado, mas sempre com vistas a lutar no presente e transformar o futuro. Isso esteve muito presente na demonstração de maturidade do movimento estudantil de Pernambuco, a partir da construção da chapa ‘Agora Só Falta Você’ que uniu diversos setores”, declarou Vic Barros.

Concorreram ainda à presidência da UEP as chapas “Ousar Lutar”, formada por estudantes ligados às correntes AE e Mudança, que obteve 43 votos; e “Rebele-se”, ligada ao PCR, que ficou com 28 votos. Esta é a terceira presidência eleita da UEP após sua refundação. A entidade esteve fechada por 20 anos.

Outros pontos…
Além de escolher um novo presidente para a UEP, o 37º Congresso tratou, antes de tudo, de temas pertinentes à vida estudantil universitária. Entre eles a adoção do ENEM como forma de ingressar nas universidades, a gratuidade da Universidade de Pernambuco (UEP), a situação das autarquias municipais, assistência estudantil, dentre outros pontos.

Na ocasião, os estudantes lançaram também a Revista UEP: 65 anos, que traz um levantamento da história da entidade e do movimento estudantil em Pernambuco desde 1944, quando a UEP foi fundada, até os dias atuais.

Participaram do encontro a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lucia Stumpf, e importantes quadros do PCdoB que apóiam e já fizeram parte do movimento estudantil, como a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, e os deputados estaduais Nelson Pereira e Luciano Moura.

Do Recife,
Daniel Vilarouca – com informações da mídia local.