Sem categoria

Manifestação de agricultores percorre centro de Vitória, ES

Cerca de 1500 manifestantes, de 27 municípios do interior do Espírito Santo, membros do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) percorreram o Centro de Vitória com suas bandeiras, na manhã desta terça-feira (19/05), e ocuparam a sede da Secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), na avenida Beira Mar, próximo ao Forte São João. Nesta tarde, eles estão concentrados em frente a agência do Banco do Brasil, na praça XII, no Centro de Vitória capital do ES.

Passeata do MPA

O protesto dos agricultores acontece em todo o país e é integrante da ''Jornada Nacional de Luta Camponesa''. O movimento é organizado em cerca de 17 estados do Brasil. Os camponeses combatem o agronegócio e as monoculturas. Cerca de dez ônibus trouxeram os manifestantes de vários locais do interior do Espírito Santo à Vitória na última segunda-feira (18/05).

Lideranças campesinas se reuniram com o secretário Ricardo Ferreira do Santos e discutiram as reivindicações do trabalhador do campo. A manifestação dos trabalhadores continua nesta quarta-feira. Os trabalhadores se concentraram logo no início da manhã, no Sambão do Povo, próximo à Rodoviária de Vitória. Os agricultores reivindicam a construção de moradias no campo, incentivos públicos à produção e comercialização de alimentos, legislação ambiental conforme a realidade das famílias camponesas e educação para o trabalhador rural. Segundo um dos coordenadores do Movimento dos Pequenos Agricultores, Clóvis Conte “necessitamos de crédito subsidiado, de moradia digna par viver no campo com qualidade. Queremos reorganizar a questão fundiária das terras e discutir a preservação ambiental'', afirma Clóvis.

Durante a ocupação do prédio da Secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), os trabalhadores, acompanhados de uma equipe de carro de som, cantavam músicas do campo com suas bandeiras do MPA e gritavam palavras de ordem em frente a sede da secretaria, enquanto lideranças discutiam as reivindicações dos trabalhadores rurais do Estado. Entre as pautas, estão a reforma do mercado central de hortifrutigranjeiros, em São Gabriel da Palha e recursos financeiros para a capacitação de técnicos, que devem realizar projetos agrários.

Outra demanda do movimento é a comercialização de merenda escolar, a princípio, apenas no interior do Estado, feita diretamente com as famílias camponesas, gerando, assim, maior renda no campo. Nesta tarde o grupo se reúne com o Governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta, para discutir crédito agrícola, moradia das famílias, meio ambiente, entre outros temas. Ainda serão agendadas as audiências no Instituto Brasileiro de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), a Secretaria de Estado da Educação e com o Ibama. Segundo o movimento, as manifestações e a série de encontros com lideranças do Estado continuam nesta quarta-feira. As audiências ainda não foram confirmadas.