Canindé de França: A quem semeou e fez brotar esperanças!

Hoje é um dia de muitas lembranças e dores, há 42 anos, meu pai Raimundo de França estava sendo sepultado em Patu/RN. Hoje mais uma dor, a morte de SÔNIA PAIVA, Coordenadora do Programa das Bibliotecas Comunitárias Rurais Arca das Letras, da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária-SEARA, teve sua vida violenta e inesperadamente interrompida.

Sônia Paiva

Era o início de uma semana, de um dia de sonhos, de trabalho cotidiano coletivo, de natureza educacional e de alcance social, era encarregada de implantar e distribuir Bibliotecas e Livros nas comunidades rurais mais longínquas do nosso Estado, dedicada e com esmero cívico se fez presente em todas as regiões e todos os Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte.

A você SÔNIA PAIVA terno carinho, doces lembranças de uma convivência funcional, pessoal e política, marcada pela responsabilidade do compromisso, pela alegria e vontade de Viver, viver em plenitude, superando desafios e construindo sonhos.

Dedico em sua memória, um Poesia da Mulher brasileira de Goiás, Cora Coralina, identificada como Você SÔNIA PAIVA, com a Liberdade e a vontade de Viver em abundância.


NÃO SEI

'' Não sei se a vida é curta
ou longa de mais para nós,
Mas sei do que nada que vivemos tem sentido,
Se não tocamos os corações das pessoas.
Muitas vezes basta ser.
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que coforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acarecia,
Desejo que sacia, Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo.
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta nem longa demais.
Mas que seja intensa, verdadeira e pura enquanto durar.
Feliz aquele que transfere o que sabe,
…e aprende o que ensina ''.

SÔNIA PAIVA, na certeza da vida, minha solidariedade, meu respeito e carinho aos seus filhos, familiares e amigos, bem como aos que nunca viram seu rosto ou se quer apertaram as suas mãos, não ouviram a sua voz, mas sentiram a sua presença através de sua generosidade e do seu trabalho, meus sentimentos humanos…………

por Canindé de França, secretário de estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária