Sem categoria

Após vitória na OEA, Alba se fortalece com adesão do Equador

Dois fatos contribuíram para o fortalecimento da Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) esta semana: a informação de que o presidente Rafael Correa incluirá o Equador na iniciativa e a vitória na Organização dos Estados Americanos (

No comunicado de ontem (3) da imprensa Oficial da Venezuela, o presidente Hugo Chávez celebrou: “Hoje o presidente (Rafael) Correa ratificou o ingresso do Equador à Alba e já temos data para uma reunião que está sendo coordenada, falei com Evo Morales nesta manhã e ele me disse que não tinha problema, também chamei Fidel e falamos de uma reunião extraordinária, que estamos preparando para dar as boas-vindas ao governo e ao povo do Equador na Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América”.

O ingresso oficial está previsto para 24 de junho, no Campo de Carabobo. Sobre a derrogação da resolução de 1962, que excluía Cuba do Sistema Interamericano da Organização dos Estados Americanos, o presidente venezuelano atribuiu à atuação dos países que compõem a Alba a vitória que representou a justiça à ilha após 47 anos.

“A proposta (da derrubada da resolução) saiu da Alba, apoiada pelo governo de Honduras. É preciso recordar que há poucos dias houve uma reunião de chanceleres da Alba em Caracas. Aqui estivemos discutindo, Nicolás Maduro, coordenando com a chanceler hondurenha Patricia Rodas, com os chanceleres da Alba mais Equador, estivemos afinando posições em uma só linha, a linha se manteve e a linha obteve a vitória”, adicionou.

Fazem parte da Alba: Cuba, Honduras, Nicarágua, Dominica, Bolívia, Venezuela e, agora, Equador.

Fonte: Adital