PCdoB em Belém cria coletivo de portadores de deficiência

Foi criado dia 28 de maio, o primeiro Coletivo de Portadores de deficiência da história do Partido. Fato inédito ocorreu em Belém do Pará, e contou com a presença de 7 camaradas, representando mais de 15 filiados, todos lideranças do movimento de defic

Mesmo com a greve de ônibus, e numa noite de chuva, os camaradas se deslocaram de bairros distantes da cidade, demonstrando a vontade e disposição de participação política.


 


O trabalho neste segmento teve início no Partido graças ao empenho do camarada Antonio Carlos Junior, uma das mais destacadas lideranças do movimento no Estado, que aderindo ao PCdoB construiu a filiação dos atuais ativistas ao Partido.  Antonio Carlos Junior foi candidato a vereador pelo PT em 2004 e em uma campanha repleta de dificuldades e sem recursos obteve mais de 2700 votos. Nas últimas eleições somente não se elegeu vereador pelo PCdoB por que teve problemas em sua prestação de contas, e sua candidatura foi impugnada.


 


A reunião, convocada pela Secretaria Municipal de Organização, destacou-se pelo entusiasmo e a disposição de luta dos camaradas.


 


Vários testemunhos da situação dramática que vivem  brasileiros desse segmento, sensibilizaram a todos. Um dos companheiros, do município de Itaituba, Oeste do Pará, e hoje presidente da Associação de Portadores de Deficientes daquele município, contou, que há alguns anos , foi ao prefeito reivindicar a adoção do sistema brailler em escolas públicas, e o mesmo lhe disse que cego não precisa de educação, já recebe salário do governo e se quiser mais dinheiro que vá pedir esmola. O companheiro não se abateu e foi à luta. Foi candidato a vereador na última eleição obtendo 555 votos e sua Associação conta hoje com 1122 associados.


 


Debateu-se na reunião a necessidade de aliar a luta dos deficientes à luta pelo socialismo, e da necessidade do Partido ter uma ação organizada no segmento, defendendo bandeiras próprias e fortalecendo as entidades da categoria.


 


Todos saudaram a criação do coletivo, comprometendo-se a fortalecer o Partido e contribuir na construção de seu projeto político.


 


No final foi eleita a direção do coletivo composta de cinco camaradas sendo duas mulheres, todos deficientes visuais. Entre as programações aprovadas, foi marcado a realização de um curso de formação a ser realizado no próximo mês.


 


Ao encerrar a histórica reunião, um dos camaradas, defendendo a luta por uma nova sociedade, afirmou que “o amanhã se constrói hoje” e que  “o sonho sozinho é sonho, mas quando o sonho é sonhado por muitos, se transforma em realidade.”