Sem categoria

Messias Pontes – Definitivamente exauriu-se o discurso tucano

Há exatos 14 anos terminava a mais longa greve dos petroleiros brasileiros. Foram 30 dias de tentativas de negociação, mas a resposta foi a violência, a ocupação de refinarias pelo Exército e a aplicação de pesadas mulas contra os sindicatos. O que ficou foi o primeiro desafio dos trabalhadores à política neoliberal do ex-sociólogo e ex-democrata FHC, mais conhecido aqui por Coisa Ruim.

Portanto, o discurso de democrata foi pro brejo.

Por tudo de ruim que fez nos seus oito anos de desgoverno (1995/2002), verdadeira tragédia nacional, e pelo que continua tramando, deveria estar fazendo companhia ao seu xará Fernandinho Beira-Mar, ou seja, numa prisão de segurança máxima. Este é o sentimento dos que amam este País e conhecem de perto o mal que este elemento causou e continua fazendo ao Brasil e aos brasileiros.

Portanto, o discurso da ética perdeu o sentido.

Movido por interesses impatrióticos, o Coisa Ruim, mais uma vez, articulou a tucanada (aves de rapina) para agir, pela enésima vez, contra a Petrobras, empresa orgulho nacional. Deu pichilinga no ninho tucano, causando muito alvoroço. Isto porque tinha tucano achando que a CPI contra a Petrobras era um tiro no pé – ou na asa -, já que não existe nenhum fato que a justifique e a reação contrária é enorme.

Portanto, o discurso da coerência exauriu-se.

Porém a insistência do Coisa Ruim e o interesse do senador Sérgio Guerra, presidente nacional tucano, de melar a construção da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, falaram mais alto. A exemplo de Tasso Jereissati no Ceará, em Pernambuco ninguém aposta um tostão furado na sua reeleição ao Senado. Na sua irracionalidade, atingir as forças democráticas e populares através do enfraquecimento da Petrobras é o que importa.

Portanto, o discurso da defesa do interesse público é um blefe.

A maioria tucana já percebe que realmente a CPI contra a Petrobras – e não da Petrobras – terá um efeito bumerangue. Isto porque a maioria dos brasileiros, notadamente os movimentos sociais, já demonstrou seu repúdio a mais esta tentativa impatriótica tucana de destruir a maior e mais importante empresa brasileira.

Portanto, o discurso cretino para enganar mais uma vez o povo foi desmascarado.

Já que a CPI foi instalada sem um fato que a justifique, cabe agora aos aliados do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que representam a maioria, retroagir ao desgoverno tucano-pefelista e trazer à tona toda a roubalheira e os desmandos ali praticados de 1995 a 2002, em especial os desastres ecológicos constantes causados por vazamento de óleo dos navios e refinarias, e muito especialmente o afundamento da plataforma P-36. As aves de rapina não concordam com isso, pois temem o desmascaramento completo.

Portanto, o discurso da transparência afundou com a plataforma P-36.

Se realmente o bom senso funcionar e a CPI retroagir ao período da tragédia neoliberal como deseja o senador amazonense João Pedro (PT), vai voar pena de tucano em todas as direções. Vai sobrar até para a Rede Globo, pois além do antijornalismo praticado contra os interesses nacionais, virá à tona o que pouca gente ficou sabendo há 14 anos durante a greve dos petroleiros, ou seja, que uma viatura da TV da famiglia Marinho foi apreendida nas proximidades de uma refinaria com explosivos. Certamente queriam reprisar o episódio Riocentro, só que com êxito. Isto é: praticar uma ação de sabotagem visando incriminar os petroleiros. Mas o tiro saiu pela culatra.

Portanto, o discurso da defesa da liberdade de expressão foi pras cucuias.

Sem discurso, já que o seu foi completamente desmoralizado, os tucanos apelam para tudo. Desesperados diante do descrédito, insistem, com o irrestrito apoio da grande mídia conservadora, venal e golpista, em condenar o “terceiro mandato” do Presidente, apesar do próprio Lula reiteradas vezes afirmar que não aceita nem falar nessa hipótese.

Portanto, o discurso da legalidade naufragou.

Para completar, a ministra Dilma Rousseff já atingiu a casa dos 20% da preferência do eleitorado, quando esse percentual era esperado somente em dezembro. Na pesquisa CNT/Sensus, divulgada anteontem, enquanto Dilma subia 7,2%, o candidato tucano José Serra caía 5,3%, ou seja, a diferença pró serra, que ainda está na frente, diminuiu 12,5 pontos percentuais. E a tendência é cair mais ainda, pois a maioria dos brasileiros não vai permitir o retrocesso.

Isto porque definitivamente os tucanos não tem mais discurso.

Messias Pontes é jornalista e colaborador do Vermelho/CE