Governo se compromete com sindicato para alavancar indústria

Em reunião no Palácio das Laranjeiras, no dia 1º, com os dirigentes dos sindicatos dos metalúrgicos do Rio, Angra e Niterói, o Governador do Estado, Sérgio Cabral, prometeu empenho na busca de uma solução para a indústria naval fluminense.

industria naval

Os trabalhadores discutiram os problemas e as perspectivas do setor, diante da crise financeira internacional. A reunião foi articulada pelo deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.

O parlamentar avaliou positivamente o encontro e elogiou a postura tanto do governador, quanto dos sindicalistas, em busca do diálogo para fortalecer os setores envolvidos. “Precisamos garantir que a indústria naval no Rio, continue tendo papel estratégico, com a geração de emprego e desenvolvimento para o país”, concluiu.

Para o presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos, “o encontro foi bastante positivo”. Segundo ele, o governador Sérgio Cabral disse que tentará marcar uma reunião dos sindicalistas com o presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli, para resolver o problema de novas encomendas.

O presidente da CTB-RJ informou que a Petrobrás vem construindo estaleiros em outros estados, como Rio Grande do Sul e Bahia, o que tem “fragilizado a indústria naval no Rio”. “Aqui nós temos o estaleiro Ishibras, que é o cartão-postal de quem passa pela ponte Rio-Niterói, todo sucateado. Lá, os trabalhadores estão com cinco meses de salários atrasados e alguns sem receber as rescisões”, completou Maurício.

O Governo do Estado prometeu se empenhar para disponibilizar o Ishibras. Nesse sentido, apoiará a iniciativa da Petrobrás para arrendamento ou compra da área.

Outra preocupação apresentada por Maurício Ramos diz respeito ao emprego de 6 mil metalúrgicos de Niterói. Segundo ele, a Petrobrás ameaça suspender o contrato com o estaleiro Mauá, onde a Polícia Federal investiga casos de corrupção na diretoria, que inclusive já foi afastada. Maurício Ramos diz que com isso os trabalhadores é que serão punidos e pede que a Petrobrás mantenha os contratos.

Expansão da indústria

A falta de novos contratos nos estaleiros de Angra dos Reis também foi debatida. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra, Paulo Inácio, há grande preocupação na região com a falta de encomendas por parte das empresas, o que poderá gerar demissões já no início de 2010.

O grupo discutiu ainda o aumento da capacidade da indústria naval, o que engloba expansão de empresas em operação e novos projetos em curso. Entre os itens discutidos, a dragagem do Canal das Flexas para construção de Barra do Furado, no Norte Fluminense. A obra será financiada pela Secretaria Especial de Portos do Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras de Quissamã e Campos, onde o empreendimento será instalado.

Atendendo a demanda dos representantes do setor, o Governo do Estado regulamentará decreto, dando ao Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) a responsabilidade pela avaliação de similaridade nacional para concessão de isenção de ICMS para produtos importados, inclusive de processos já em andamento.

O encontro também contou com a presença do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Alex Ferreira, do presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Francisco Dal Pra, e Reginaldo Costa e Silva, do Sindicato de Metalúrgicos de Niterói.

Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira