Sem categoria

Correa: Negar integração continental é ''cegueira histórica''

Os grupos que governaram a América Latina no passado e foram derrotados pelo voto ''simplesmente sofrem de cegueira histórica'' quando negam a importância da integração do continente. A opinião é do presidente do Equador, Rafael Correa, em coletiva de imp

''Temos um passado comum e é inevitável nosso destino comum. Nós, líderes latino-americanos, na grande maioria lutamos por esta integração latino-americana'', disse Correa.

''Certas elites e grupos de poder na América Latina tratam de menosprezar a integração dos governos, a unidade latino-americana, de menosprezar a herança histórica de nossos libertadores, entre eles nosso imenso Simón Bolívar. Mas creio que vão fracassar'', previu o presidente equatoriano.

''Nossos povos não são tolos. Vivemos da herança da verdade destes grandes homens que destilam seu pensamento. E agora que há governos populistas, nosso compromisso é maior: resgatar os ideais de nossos libertadores e sua inspiração de criar a Pátria Grande'', prosseguiu Correa, empregando em sentido positivo o termo ''populista'', que os conservadores empregam para demonizar os governos progressistas no continente.

Ao lado de Correa na coletiva, Chávez reforçou sua opinião. ''Eu sou dos que acreditam, presidente, companheiros, que com as idéias de Bolívar, de Sucre, de Alfaro, podemos perfeitamente criar sólidas bases para o socialismo no século 21'', afirmou.

Correa defendeu a criação de um sistema financeiro próprio baseado nos interesses regionais. E conclamou ao enfrentamento e derrota do poder midiático, com a criação de veículos públicos alternativos mas também com leis mais rigorosas. O Equador está processando uma auditoria das concessões de rádio e TV, hoje em mãos de grupos oligárquicos conservadores, fortemente ligados ao capital financeiro.

Com informações da Agência Bolivariana de Notícias (http://www.abn.info.ve)