Nova Olinda sedia intercâmbio dos países de língua portuguesa

Nova Olinda, no Cariri, sedia até sábado encontro das expressividades dos países da língua portuguesa

Um grande encontro no Cariri das Artes dos Países de Língua Portuguesa será iniciado hoje, com abertura às 14 horas, na Fundação Casa Grande, Memorial Homem Kariri, no município de Nova Olinda. A abertura acontece no Teatro Violeta Arraes – Engenho de Artes Cênicas. A primeira edição estará centrada na música e ritmos diferentes e marcantes — o que não vai faltar para os meninos do sertão e o grande público caririense que estará na Casa Grande.


 


Os artistas do Senegal, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, entre outros países, começaram a desembarcar no Cariri desde a semana passada. Aproveitam a estada na região para promover intercâmbio com grupos de artistas da cultura local, a exemplos dos não menos internacionais, Irmãos Aniceto, que também estão inseridos na programação do evento.


 


A diretora da Fundação, Rosiane Limaverde, destaca a importância do intercâmbio por aproximar os representantes de países que falam a língua portuguesa, uma vez que verifica-se ainda haver uma grande distância. Esse é o primeiro de muitos, segundo ela, em que diversos aspectos serão trabalhados dentro do conhecimento das culturas entre os povos que falam a mesma língua.


 


Ritmos marcantes e diferenciados é o que não irá faltar nessa festa ´luso-caririense´, ao som da turminha. Para Alemberg Quindins, presidente da entidade, além da troca, a mostra é uma escola de gestão e de produção para os meninos da Casa Grande. E não é de hoje que o trabalho com representantes desses países vem sendo feito em parceria com a ONG cearense. São anos a fio de trabalho, o que proporciona a parceria da Fundação com entidades estrangeiras a exemplo da Universidade de Coimbra, sediada em Portugal.


 


Entre os grandes momentos do encontro estão as rodas de conversas, com estudiosas no assunto e gestores de instituições brasileiras, africanas e européias, mostras de vídeo e exposição de folhetos de cordel. Os alunos das escolas públicas do município também participam do evento.


 


A I Mostra Cariri das Artes dos Países de Língua Portuguesa será realizada de hoje até sábado. O evento tem o objetivo de reunir representantes de instituições que atualmente mantêm intercâmbio com a Fundação, além de fortalecer os laços institucionais da entidade cearense com órgãos internacionais. Serão cinco dias com recitais musicais, palestras, exposição de cordéis e mostra de vídeo feitos pela TV Casa Grande.


 


De Angola virá Filipe Mukenga, que recentemente gravou o disco “Nós somos nós”, com Zeca Baleiro. De Moçambique, Stewart Sukuma. Cabo Verde será representado pelo jovem Vadú. Portugal nos presenteia com o som luso-brasileiro de JP Simões.


 


Os brasileiros Elizah e Paulo Brandão deixam o litoral carioca para uma sonora apresentação no sertão. Abanda e Os Cabinha, com jazz e rock na lata, são da Fundação. Trarão para as apresentações uma amostra da música do sertão cearense.


 


Com a finalidade de aproximar os artistas de gestores culturais, será promovido debate com representantes de instituições como Edson Natale (Itaú Cultural), Dane de Jade (Sesc Ceará), Heniton Menezes (Banco do Nordeste), Mário Alves (ONG Etnia – Portugal) e Roberto Isaías (Rede Nacional para a Diversidade – Moçambique) e Janete El Haouli, (Casa de Cultura da Universidade de Londrina). Na abertura, estará presente a linguista Ruth Monserrat. Ela irá apresentar uma palestra sobre as aproximações entre o Português e as línguas de origem indígena.


 


O trabalho dos meninos da Fundação será apresentado, com as produções realizadas em nível local. Produções realizadas sobre a região no “100 Canal” serão apresentadas.


 


Para representar dois dos países lusófonos presentes no evento, Mário Alves, a ONG Etnia de Portugal e Roberto Isaías, da Rede Nacional para a Diversidade Cultural de Moçambique. Eles abordarão o trabalho das instituições nas quais estão à frente. Alves é responsável pelo festival Na Ponta da Língua, que reúne nomes da cultura lusófona, com edição em Fortaleza.