Orlando Silva cumpre agenda de compromissos em BH e Contagem

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanhado da deputada federal Jô Moraes e do deputado estadual Carlin Moura, ambos do PCdoB, esteve nesta segunda-feira, (4),

Na oportunidade, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, afirmou que o edital de licitação para a contratação do projeto básico das obras de modernização do Complexo Mineirão-Mineirinho deverá ser divulgado entre os próximos dias 15 e 20 de maio.


 


Em visita a Belo Horizonte, no ano passado, Orlando Silva já tinha salientado a importância da capital mineira fazer parte da disputa para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, porém, fez algumas considerações sobre os ajustes pelos quais a cidade precisa passar: ''Temos que fazer algumas coisas para estarmos prontos para a Copa. É necessário, por exemplo, sofisticar o acesso ao estádio e qualificar o estacionamento'', apontou.


 


Segundo o secretário Gustavo Corrêa, independentemente de Belo Horizonte ser escolhida como sede da Copa do Mundo, será feita a reforma do complexo. “O Governo de Minas já autorizou a contratação do projeto executivo básico do Mineirão. Estamos confiantes que a cidade será sede dos jogos, mas, mesmo que o resultado seja contrário, haverá a reforma”, garantiu. A expectativa é que o anúncio das cidades-sede seja feito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) no dia 31 de maio.


 


Visando os investimentos que deverão ser feitos na construção e modernização dos estádios brasileiros para a realização da Copa de 2014, que, nos cálculos da Fundação Getúlio Vargas deverão girar em torno de R$ 35,9 bilhões, a Vallourec & Mannesmann lançou uma coletânea de estruturas tubulares construídas em todo o mundo.


 


Contagem
Em Contagem, o ministro foi recebido pela prefeita Marília Campos e pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Albert Plucky, que o levou para conhecer o Ginásio Poliesportivo do Riacho, totalmente reformado no fim do ano passado. Orlando se mostrou muito satisfeito com as obras e questionou, primeiramente, a questão da acessibilidade. Plucky mostrou prontamente as adaptações feitas para o total acesso. “Eu agradeço a dedicação dos administradores da cidade, pois vemos que são pessoas que dão valor e cuidam do esporte”, destacou Orlando.


 


A prefeita e o secretário apresentaram ao ministro novos projetos de investimentos nas áreas de esportes e lazer para o município e uma pasta com o arquivo fotográfico do poliesportivo antes e depois das reformas.


 


Após conhecer o ginásio, Orlando foi conduzido até a pedreira do Riacho, uma grande área em que a Prefeitura pretende investir para a criação de um complexo esportivo, idéia também para a pedreira do bairro Amazonas. Marília Campos informou ao ministro sobre o potencial da área no que se refere à prática de esportes radicais e de aventura. ''Temos condições de fazer um grande complexo até com espaço para shows, que é uma carência na cidade. Além disso, estes espaços comportam grande concentração de pessoas e isso é uma das prioridades dos projetos'', argumentou a prefeita.



 


O ministro considerou o espaço como “uma descoberta, pois é um lugar maravilhoso e se encontra no meio da cidade”, afirmou. Orlando sugeriu, ainda, que a prefeitura apresente o projeto para o ministério do Turismo em busca de futuros empreendimentos. Ele se comprometeu a marcar uma reunião na próxima semana entre prefeitura e ministérios de Esporte e Turismo. Orlando foi também presenteado pelo secretário Albert Plucky com a camisa personalizada do Contagem Futebol Clube.


 


De Contagem, 
Sheila Moreno