PCdoB realiza encontros regionais em Viçosa e Juiz de Fora

Juiz de Fora e Viçosa receberam no último final de semana (25 e 26) os encontros macro regionais do PCdoB. Os eventos contaram com a participação de diversas lideranças e dirigentes partidários da Zona da Mata mineira. Ambos foram acompanhados pelo sec

Congresso Nacional, crise capitalista mundial, eleições de 2010 e analise das eleições municipais de 2008. Foram muitos os temas e desafios discutidos pelos comunistas nos encontros macro-regionais. Crescer o partido da foice e o martelo é também uma das metas do PCdoB em Minas.


 


Crescer para influir


 


Na primeira parte do encontro em Viçosa, o secretário executivo do Ministério do Esportes,Wadson Ribeiro falou sobre a importância da realização do 12º congresso nacional do PCdoB. Para Ribeiro o congresso é um momento de ricos debates e de posicionamentos importantes para o partido. “ O congresso deste ano irá atualizar nosso programa para o Brasil além de colocar alicerces para nossa ação futura que inevitavelmente passa por crescer o PCdoB para que ele tenha mais condições para influir nas mudanças tão esperadas pelo nosso povo”.


 


O secretário dedicou parte de sua fala à eleição de 2010. Eleger Dilma, construir alianças com os partidos da base de sustentação do presidente Lula e constituir uma forte bancada progressista na Câmara e nas Assembleias são alguns dos desafios apontados por Ribeiro.


 


A segunda parte do encontro foi dedicada à organização. O secretário de assuntos institucionais do PCdoB Minas, Fernando Maximo foi a Juiz de Fora para debater as diretrizes que nortearão os trabalhos da organização partidária. Para Maximo, é preciso combater uma opinião crescente de diminuição da importância e papel dos partidos políticos. Tática que segundo o dirigente só favorece os grandes partidos de direita, que se beneficiam da despolitização do povo.


 


Um fator identificado por vários participantes do encontro foi o crescimento da influência política do partido na região. Crescer mais o  PCdoB este é o desafio posto para todas as direções. Já é preparada para os próximos meses ações conjuntas entre as cidades da Zona da Mata. A intenção é reforçar a presença do partido nos movimentos sociais além de reorganizar  e fundar  diretórios municipais.


 


Aliado


 


Anfitriã do encontro da Zona da Mata II, Viçosa sediou na Câmara Municipal o encontro do PCdoB. O evento foi fortemente prestigiado pelas principais lideranças do município. O prefeito de Viçosa, Raimundo Cardoso (PSDC), esteve no encontro e apontou a importância do PCdoB para a administração do município.” O PCdoB é diferente, sabemos que podemos contar com este partido. Estamos pouco a pouco mudando uma visão do político doador de cesta básica. A política deve ser feita para melhorar a vida do povo.Neste projeto o PCdoB é nosso maior aliado”afirmou.


 


O Prefeito de Urucânia, Zezé Mansur fez uma análise dos cem dias de governo do Partido Comunista à frente de seu município. O prefeito afirmou a necessidade de se construir uma identidade para as administrações do PCdoB e fez um breve relato das dificuldades enfrentadas pelos municípios com o corte nas arrecadações. A cidade de Urucânia sofreu um corte de 300 mil reais no seu orçamento. O comunista disse que a diferença da administração do PCdoB está no trato com as pessoas mais humildes, na maior preocupação com o social e responsabilidade com a coisa pública.


 


Para o presidente do PCdoB de Viçosa, Luciano Rezende os encontros macro-regionais são um importante instrumento para a melhoria da estruturação do partido. “ No PCdoB temos todos os mesmo projetos, a integração  partidária entre as cidades é uma necessidade para melhorar nosso trabalho político e reforçarmos nossa unidade de ação” destacou.



 
Em comum os encontros dos comunistas mostram que o PCdoB está cada vez mais preparado e disposto a tomar um papel mais protagonista na política mineira. Alem de Viçosa e Juiz de Fora mais seis encontros foram realizados e mais quatro estão agendados.


 


De Viçosa e Juiz de Fora,
Pedro Leão