Sem categoria

China é tema de debate em São Paulo

Palestra na Universidade Ibero Americana, debate ''A crise financeira internacional e os desafios impostos ao 'desenvolvimentismo com características chinesas'''. O debate faz parte da Semana de Relações Internacional da UNIBERO.

Bandeira da China

O palestrante será doutorando doutorando e mestre em Geografia Humana pela FFLCH-USP,Elias Jabbour. Jabbour também é membro do Conselho Editorial da Revista Princípios e pesquisador da Fundação Maurício Grabois.

Segundo Jabbour ''a crise tornou-se uma oportunidade de grande monta, processo de aumento do poderio internacional chinês tem expressão na transformação do comércio em arma política, de forma que o país, dado a dimensão de seu mercado interno, objetivamente tornou-se uma alternativa de exportações para países periféricos localizados na África e América Latina. Sua solidez e poderio financeiro a credenciou como principal fonte de crédito internacional num momento de quase colapso de instituições como o FMI e o Banco Mundial. Enfim, a China aproveita a crise para se firmar como polo de contraponto ao imperialismo norte-americano.''

A Semana de Relações Internacionais, é uma oportunidade de dispor de opiniões diferentes das que são colocadas pela ''mídia de aluguel'' como mão-de-obra escrava, falta de democracia, desrespeito aos direitos humanos, entre outros, além de tentar despertar nas pessoas a necessidade do Brasil retomar um projeto nacional de desenvolvimento.

A palestra está marcada para esta quarta-feira (29/04/2009), às 19h30min, ao auditório da UNIBERO – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 871.

De São Paulo, Ricardo dos Reis