Sem categoria

PT proíbe a entrada de filiados no governo de Roseana Sarney

A Executiva do Partido dos Trabalhadores do Maranhão, reunida na noite de segunda-feira passada, decidiu por unanimidade suspender a filiação de José Antonio Heluy e desautorizar a participação de qualquer petista no governo de Roseana Sarney. A Executiva do PT/MA decidiu ainda abrir processo contra José Antonio, filho da deputada estadual Helena Heluy, na Comissão de Ética do Partido.

José Antonio Heluy foi nomeado pela governadora Roseana Sarney para ocupar o cargo de secretário de Trabalho e Economia Solidária. Por essa razão, votaram pela suspensão da filiação dele os dirigentes estaduais do partido: Domingos Dutra (presidente), Terezinha Fernandes (vice-presidente), Marcio Jardim (secretário geral), Ricardo Ferro (tesoureiro), Silvia Pessoa (secretaria de organização), Franklin Douglas (secretario de assuntos institucionais), Silvio Bembem (secretário de comunicação), Silvana Brito (secretaria de formação) e Reinaldo Silva (vogal).

Apoiaram a resolução Nonato Júnior "Chocolate" (secretário de combate ao racismo) e Meire Ferreira (secretária de mulheres). Eis abaixo a integra da resolução do PT/MA:

"O Partido dos Trabalhadores no Maranhão sempre se posicionou em conjunto com os movimentos sociais, urbanos e rurais, pela democratização do Estado, avanço da participação da classe trabalhadora na política e pela defesa do povo maranhense da prática política coronelista, mandonista e oligarca sintetizada no clã Sarney.

O PT sempre colocou suas instâncias partidárias acima dos projetos pessoais ou específicos. É assim desde sua fundação a exemplo da expulsão de parlamentares que desobedeceram a orientação partidária quanto ao Colégio Eleitoral de 1985, o afastamento de filiados do PT por participar de governos sem a autorização do partido e, mais recentemente, a expulsão de filiados por descumprimento das resoluções aprovadas pelo Diretório Nacional do PT.

A esta opção ideológica, política e histórica o PT do Maranhão deu conseqüência em sua participação nos diversos momentos eleitorais dos quais participou: de 1982 a 2008, sempre combateu a oligarquia Sarney. Em toda a sua história, a instância estadual jamais aprovou qualquer deliberação por aproximar-se ou muito menos coligar-se com o grupo Sarney. Pelo contrário, no momento mais plebiscitário – o segundo turno das eleições de 2006, entre Roseana Sarney e Jackson Lago – o PT do Maranhão aprovou por unanimidade, em reunião de Diretório Estadual, o apoio à Frente de Libertação – Jackson governador. A participação no governo Jackson Lago foi deliberada na instância partidária por consenso.

Não há, portanto, mudança – em qualquer momento – de posição nas instâncias partidárias acerca do entendimento que o partido tem da política da oligarquia Sarney. Diante do exposto e considerando que não há deliberação da instância partidária em aproximar-se ou fazer aliança ou participar do governo de Roseana Sarney;

Considerando que há farto exemplo histórico na vida interna do PT da predominância das deliberações da instância partidária sobre os projetos e posições pessoais, reiteradas deliberações das instâncias nacional e estadual;

A Executiva Estadual do PT do Maranhão acolhe a representação dos filiados Carlito Reis, Hildonjackson Dias e Socorro Guterres (membros da Executiva Municipal do PT em São Luís) sobre o caso da participação do filiado José Antonio Heluy, membro da Executiva Estadual do Partido, e delibera, por unanimidade de seus membros presentes, nos termos do Estatuto do Partido dos Trabalhadores:

1 – Desautorizar a participação de qualquer filiado do PT no governo Roseana Sarney;

2 – Suspender imediatamente o filiado José Antonio Heluy de suas funções partidárias;

3 – Constituir Comissão de Ética para o filiado José Antônio Heluy a fim de instruir processo disciplinar ao referido filiado, garantindo-lhe ampla defesa e contraditório.

São Luís (MA), 20 de abril de 2009.
Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Maranhão

Fonte: Jornal Pequeno