Comissão Política debate objetivos do PCdoB no Paraná

No último dia 18 de abril foi realizada a reunião extraordinária da Comissão Política do PCdoB/Paraná, que examinou o quadro político, definiu objetivos do projeto eleitoral para 2010 e adotou medidas para a continuidade da Campanha “Mais PCdoB”.

Na reunião, foi elaborada uma resolução que será o documento norteador das ações dos comunistas no próximo período.


 


Leia a resolução abaixo:


 



Resolução da Comissão Política do Comitê Estadual sobre o quadro político, o projeto eleitoral 2010 e a Campanha “Mais PCdoB” de estruturação partidária


 


1. A conjuntura nacional e internacional é marcada pela crise econômica-financeira mundial, que penaliza sobretudo os trabalhadores no mundo todo, com demissões em massa e redução de salários e direitos.


No Brasil, os efeitos da crise continuam a abalar a economia, reduzindo as perspectivas de um crescimento sustentado e de maior distribuição da renda e da riqueza produzida no país.


No entanto, sem romper com as amarras da política macro – econômica ortodoxa, o governo do presidente Lula executa medidas anticrise, buscando enfrentar as consequências da mesma.


 


2. Sobre o cenário político no estado atravessamos uma fase de transição, de abertura de um novo período – “a sucessão do governo Requião”. Grosso modo, o desenho das forças políticas para 2010 apontam para os seguintes blocos: Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT), Orlando Pessuti (PMDB)e o PT que lançou o ministro Paulo Bernardo, mas sinaliza para uma composição com o PDT.


Esse quadro em desenvolvimento pode sofrer alterações e certamente os palanques nacionais em formação terão influência no desenlace do processo em curso.


 



3. A conduta do PCdoB será a de contribuir para a consolidação e avanço das forças que se aglutinam em torno do presidente Lula. Neste sentido, o nosso caminho político levará em conta em primeiro lugar, os objetivos de acumulação e expansão da força eleitoral do partido; e em segundo lugar, um programa com base em avanços sociais e econômicos iniciados nos governos de Lula e Requião.


 


4. O projeto eleitoral em construção pelo PCdoB no estado terá como eixo estruturante os objetivos nacionais do partido – ou seja, a ampliação da bancada federal.


Neste sentido, todo o esforço partidário indica a necessidade da concentração de forças e candidaturas.


Para a eleição de deputado federal o nosso projeto exige a concentração com coligação proporcional. O mesmo é recomendado para a disputa de uma vaga para deputado estadual, que também exigirá um esforço concentrado .


Portanto, a direção partidária deve neste momento concentrar energias para a construção política e material do projeto eleitoral para 2010.


 


5. Quanto a Campanha “Mais PCdoB” de estruturação partidária encerramos a primeira fase, de lançamento e mobilização. A partir de agora a campanha deve assumir um caráter qualitativo, priorizando indicadores de organicidade e de estruturação partidária.


Nesta fase, a direção estadual fará um monitoramento qualitativo centrado no fortalecimento político e orgânico dos comitês municipais (com reuniões para tratar do tema em cada comitê) e no fomento de atividades de finanças, filiação, formação e comunicação.


As metas da Campanha “Mais PCdoB” visam também estimular e inserir o coletivo partidário no grande esforço de preparação das atividades do 12° Congresso do PCdoB no estado.


 


A Comissão Política do Comitê Estadual


Curitiba, 18 de abril de 2009.