Volume de chuvas aumenta 45% no Ceará este ano

De acordo com a Funceme, a quadra chuvosa de 2009 em Fortaleza até agora é 45% superior a de janeiro a abril de 2008

Fortaleza já registra um volume de chuvas superior em 45% na quadra chuvosa de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado. Desde janeiro até ontem, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu 1.048 milímetros, enquanto no mesmo período de 2008, foram registrados 694 milímetros.


 


De acordo com o meteorologista Eduardo Peixoto, os volumes são os verificados no posto pluviométrico de Messejana, área que concentra os maiores índices de chuvas na Capital. Somente nos 15 dias deste mês de abril o pluviômetro instalado na região já registrou 202,2 milímetros .


 


Ele observa que a atual quadra vem se mantendo dentro da previsão de que a parte norte do território cearense terá chuvas superiores a média este ano. Ontem a Funceme registrou precipitações em 106 municípios. Em Fortaleza o volume foi 34.4 milímetros.


 


Os maiores do período entre as 7 horas da última terça-feira, 14, e às 7 horas de ontem ocorreram nos municípios de Cedro, atingindo 150 milímetros (mm), Cariús (119 mm), Icó (112,2mm), Lavras da Mangabeira (105mm) e Iguatu (104mm). Até meio-dia a chuva na Capital levou a Defesa Civil do Município a atender quatro ocorrências. De acordo com o coordenador Alísio Santiago, foram três casos de alagamentos e um desabamento.


 


Já o Corpo de Bombeiros não teve registro de atendimentos atribuídos à precipitação. Segundo o plantão do órgão na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) não houve nenhuma demanda por conta de problemas do tipo.


 


A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) informou ter detectado 10 pontos de alagamento via câmeras do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (Ctafor) e um semáforo apagado no cruzamento da avenida Rui Barbosa com Pereira Filgueiras.


 


Raios


 


Segundo dados da rede Starnet, que monitora a incidência de raios no Ceará, foram registrados 730 raios em todo o Estado. O município com maior número foi Granja, com 51 raios registrados entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem. Em Fortaleza, apesar dos relatos de pessoas que disseram ter visto raios e ouvido o som dos trovões, a rede Starnet não registrou nenhum. (Colaborou Marcos Cavalcante)



Chuvas deixam pessoas desabrigadas no Interior


 


Mais chuva no Interior. A maior precipitação foi registrada no Cedro – 150 milímetros. Várias pessoas estão desabrigadas e há quem tenha perdido todos os móveis. Nem a Defesa Civil do município teve acesso a uma área da zona rural



O dia foi para arrumar o que sobrou. A chuva forte que caiu de terça para ontem provocou estragos no Interior. Pessoas desabrigadas, móveis perdidos, casas destruídas. Equipes da Defesa Civil foram enviadas a algumas cidades para levar donativos e ajudar no abrigo de quem perdeu tudo. A maior chuva caiu no Cedro – 150 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


 


Em Icó, a água provocou alagamentos. Até o início da noite de ontem, havia a informação de que eram 300 desabrigados. O capitão Luiz Carlos, da Defesa Civil do Estado, confirmou a existência de desabrigados, mas não informou o número. Uma equipe foi enviada à cidade e chegaria ontem à noite para auxiliar nos trabalhos. Outra equipe deve ir hoje a Chaval.


 


No Cedro, o transtorno maior foi na zona rural. O distrito de Várzea da Conceição foi o mais atingido. Sete pequenos açudes transbordaram e parte da zona rural do distrito está isolada, de acordo com Paulo Júnior, coordenador da Defesa Civil do município. Segundo ele, duas famílias ficaram desabrigadas e foram transferidas para casa de parentes. “Há uma parte que não permite que a gente se arrisque até chegar lá. Amanhã (hoje), pode ser que a gente tenha acesso”, afirmou.


 


Outro distrito que sofreu com as águas foi o São Miguel. A Barragem de Catolé e a Barragem da Catingueira, que haviam sido recuperadas há pouco tempo, foram rompidas pelo força da chuva. Cerca de quatro mil pessoas moram nesses dois distritos do Cedro, diz Paulo Júnior.


 


Muita chuva também em Iguatu – 104 milímetros. No distrito José de Alencar, a água invadiu as casas e provocou alagamentos. Muita gente perdeu tudo. Na sede do municípios, ruas ficaram alagadas. No Estado, 41 açudes estão sangrando.


 


ONDE MAIS CHOVEU


 


Cedro 150mm
Cariús 119mm
Icó 112mm
L. da Mangabeira 111mm
Iguatu 104mm
Granja 95mm
Arneiroz 86mm
Aracati 69.9mm