Chuvas com raio provocam morte de jovem e destruições

Chuvas provocam saldo negativo em municípios da zona norte, inclusive com a morte de um jovem em Ubajara

Chuvas com raios e trovões provocam tragédias na zona norte do Estado. No distrito de Nova Veneza, zona rural do município de Ubajara, um jovem de 16 anos, R.S., morreu em consequência de um raio. Segundo moradores da localidade, ele estava jogando bola na tarde de domingo quando foi atingido pela descarga elétrica. O saldo negativo na região também contabiliza destruição de parte do asfalto na BR-222, provocando atoleiros e engarrafamentos.


 


Em Sobral a situação já começa a preocupar a Defesa Civil do município que, neste fim de semana, teve que fazer remoção de sete famílias da localidade de Várzea Redonda, distrito de Bonfim. Os moradores estavam em área de risco e foram transferidos para casa de parentes. No distrito de Aracatiaçu, a 50km da sede de Sobral, 24 famílias ficaram ilhadas. A retirada dos moradores foi feita na tarde de ontem por meio de barcos, cedidos pelo Corpo de Bombeiros, Cogerh e Guarda Civil Municipal, órgãos que auxiliam a Defesa Civil.


 


Na tarde de sábado, o Açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, que fica na cidade de Varjota, a 93km de Sobral, atingiu a sua cota máxima, de 891 milhões de metros cúbicos, o que fez aumentar ainda mais a preocupação por parte da Defesa Civil. A sangria do açude estava em 40cm até o final da manhã de ontem, provocando a cheia do Rio Acaraú e inundação na margem esquerda em Sobral.


 


Socorro precário


 


Obras de arte que se encontravam em exposição no Museu Madi foram retiradas com urgência do local, fato semelhante ao registrado em 2004. “Estamos acompanhando todos os casos procurando dar tranqüilidade às famílias atingidas pelas chuvas. Elas estão sendo assistidas com a doação de mantimentos e cestas básicas”, informou Jorge Trindade, da coordenação da Defesa Civil em Sobral.


 


Na opinião da dona-de-casa Suzana Aquino Alves, que precisou abandonar sua casa no sábado e ontem estava retornando à residência, o socorro ainda é precário. “Para onde me mandaram não tem como viver lá, é muito apertado, não dá para dividir o espaço com outras pessoas”, reclamou.


 


Outro ponto crítico foi registrado na BR-222. Um buraco no Km-100 obrigou os motoristas a fazerem o percurso utilizando a CE-354, passando por Itapipoca. A mudança no trajeto deixou muita gente à espera de ônibus, na margem da rodovia federal. “Estou aqui desde às 5 horas da manhã aguardando um ônibus para que eu possa chegar a Fortaleza”, disse a agricultora Adelina Sousa Costa, que por volta das 10h ainda esperava o transporte próximo à cidade de Irauçuba. Situação idêntica era o da dona-de-casa Maria Marques, que pretendia chegar a Tururu. Na manhã de ontem, operários do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) tentavam recuperar trecho danificado na BR-222, livrando veículos do atoleiro. O tráfego ficou lento, só liberado para carros pequenos. Eles disseram ser imprevisível o retorno do tráfego de veículos pesados.


 


Comunidades estão isoladas sem acesso à sede municipal


 


As chuvas que banharam os Sertões de Canindé durante o período da Semana Santa deixaram várias famílias ilhadas sem acesso para a sede do município. As comunidades de Minador, Nova Vida, Fé na Luta, Arirão e Todos os Santos estão encontrando dificuldades para chegarem a CE-257, que liga essas localidades à sede.


 


As fortes chuvas fizeram com que os rios transbordassem, gerando prejuízos para as lavouras. Quem viajou para passar o feriado na zona rural teve que retornar às pressas, porque o acesso ficou difícil e perigoso. As professoras que ensinam na zona rural estão encontrando dificuldades para chegarem ao seu destino. Os distritos de Ipú, Monte Alegre, Bonito e São Serafim também estão ilhados, pois o volume dos rios impedem a travessia.


 


Em Transval, o acesso está perigoso devido às estradas estarem danificadas por conta do excesso de chuvas. Quem tentou chegar à sede de Canindé, ontem pela manhã, passou por maus momentos. Rádios locais noticiaram os transtornos causados à população.


 


Há quatro dias que chove intensamente nos Sertões de Canindé. Um grupo de pescadores que se deslocava para a comunidade de Capim, na zona rural, por pouco não teve o veículo arrastado pela força das águas na estrada.


 


Perigo nos rios


 


Para diversas localidades da zona rural, o acesso só é feito a pé. Se continuar chovendo com a mesma intensidade, famílias vão precisar de ajuda para conseguir chegar ao seu destino.


 


Os alunos também encontram problemas para chegarem às escolas. Muitos estão atravessando rios cheios, o que é perigoso. Em Nova Vida, Minador e Fé na Luta, as crianças estão passando com ajuda dos pais. “Esse problema se arrasta por muito tempo. A cada inverno é assim. Ficamos ilhados e quando precisamos viajar para Canindé, temos que fazer um percurso de mais de cinco quilômetros a pé para chegarmos a CE-257”, disse a professora Sílvia Helena, que todos os dias enfrenta esse percurso para dar aula na sede do município. “A solução é a construção de uma passagem molhada sobre o Rio Caiçara que está cheio com a sangria do açude”, disse.


 


Na localidade de Pedras, o açude ameaça arrombar devido ao grande acumulo de água. Segundo Cristiano da Silva, morador do lugar, até um sangradouro alternativo foi feito para evitar o pior.


 


Volume de Precipitações Cidade/mm


 


Acaraú 149
Quixeré 145
Caucaia 141
Limoeiro do Norte 128
São Luis do Curu 127
Fortim 101
Paracuru 81
Bela Cruz 80
Beberibe 80
Palhano 77
Quiterianópolis 76
Aracati 74
Itaiçaba 72
Jijoca 72
Horizonte 72
Meruoca 71
Eusébio 70
Santa Quitéria 70
Pindoretama 68
Mucambo 65
Pires Ferreira 65
Tarrafas 65
Ibicuitinga 64
Jaguaruana 63
Coreaú 63
Pacujá 62
Russas 62
Guaramiranga 61
Pacoti 60
Ibiapina 60
Fortaleza 59
Granja 58
Itaitinga 56
Reriutaba 56
Orós 55
Morrinhos 54
Jaguaribe 54
Ererê 53
S. J. do Jaguaribe 53
Barroquinha 52
Cascavel 52
Pacajus 52
Redenção 52
Morada Nova 52
Coreaú 51
Itapipoca 50
Chorozinho 50
Itarema 49
Acaraú 49
Maranguape 49
Palmácia 48
Frecheirinha 47
Carnaubal 46
Ibaretama 45
Solonópole 45
Pentecoste 43
Barreira 42
Coreaú 42
Quixelô 42
Graça 40
Jaguaribara 40
Iracema 40
Guaraciaba do Norte 39
Reriutaba 39
Martinópole 38
Amontada 36
Hidrolândia 36
Acarape 35
Cariré 35
Paramoti 34
Aracoiaba 33
Guaiúba 33
General Sampaio 32
São Benedito 32
Alcântaras 31
Umirim 30
Ocara 30
L. da Mangabeira 30