Sem categoria

Visita de Lula: tensão com AL é omitida pela mídia dos EUA

A imprensa nos Estados Unidos repercutiu timidamente a visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao chefe de Estado americano, Barack Obama, realizada no sábado (14). As notícias publicadas em jornais como o Los Angeles Times e o

Os dois jornais destacaram a fala de Obama sobre a China com relação aos investimentos nos Estados Unidos, ao comentar a preocupação do primeiro-ministro do país asiático, Wen Jiabao, sobre os gastos fiscais dos EUA e taxas de juro próximas a zero. “Em uma inusitada defesa da economia dos Estados Unidos, o presidente Obama declarou no sábado que os chineses e outros investidores estrangeiros podem ter 'absoluta confiança' nos títulos do Tesouro e outros investimentos americanos”, afirma o texto do Los Angeles Times.


 


As questões relativas à América Latina, apesar de previstas por uma reportagem de sábado pelo Los Angeles Times, foram menos comentadas nos textos sobre o encontro. “Diplomatas dos Estados Unidos reagiram friamente a um ponto de sua agenda: sua oferta de mediação com o presidente da Venezuela, Hugo Chavez”, aponta o texto escrito por um repórter do jornal em Bogotá, na Colômbia, publicado antes da chegada de Lula à Casa Branca.


 


Brasil é chave para os EUA


 


Após o encontro, o Los Angeles Times apenas cita que 'o aumento dos padrões de vida na América Latina' esteve entre os assuntos tratados pelos presidentes. No The New York Times, há uma análise sobre a possível tentativa de Obama de aproximação da América Latina por meio do Brasil.


 


“A precoce visita de Lula à Casa Branca sugere que Obama planeja pegar onde o presidente George W. Bush deixou de tentar para fazer do Brasil uma chave para os Estados Unidos na política da América Latina”, afirma a publicação. Lula é o primeiro presidente latino-americano a ser convidado para uma reunião com Obama.


 


As publicações também citaram momentos descontraídos do encontro, como o que Obama afirma que tem vontade de conhecer o Rio de Janeiro e a Amazônia. “Ele brincou que suspeita que o partido Republicano gostaria de vê-lo viajar pela Amazônia e talvez se perder na floresta”, informa uma nota publicada no Los Angeles Times sobre a fala de Obama.


 


Já o The New York Times citou o momento em que o presidente Lula brincou com a atual condição de Obama na liderança dos Estados Unidos. “Sentado próximo a ele no Salão Oval, Lula disse que rezava mais por Obama do que por ele mesmo e, com todos os problemas que enfrenta, não gostaria de estar no lugar do presidente americano”, relata o jornal.


 


Fonte: Portal Terra